Crianças e adolescentes quilombolas entregam reivindicações

por leiliane — publicado 16/07/2007 14h31, última modificação 16/07/2007 14h31

Na semana passada foi realizado em Brasília o I Quilombinho - Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Quilombolas. O evento reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes remanescentes de quilombos, que elaboraram uma carta com suas reivindicações. O documento foi entregue no último dia 4, no Senado, a representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e Frente Parlamentar pela Igualdade Racial.

Entre as prioridades apontadas pelos quilombolas estão: a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial; a apuração dos crimes contra as crianças, adolescentes e famílias quilombolas; a instrumentalização de agentes públicos para cumprimento da lei anti-racismo; a construção de postos de saúde e escolas, inclusive com equipamentos e materiais didáticos; a incorporação da contribuição e história das comunidades quilombolas nos conteúdos da preservação ambiental; o fomento de atividades culturais, de proteção ao meio ambiente e de uso sustentável da terra e dos recursos naturais; a regularização fundiária como determina o decreto nº 4887; o respeito à cultura e às manifestações quilombolas, entre outras.

Realizado nos dias 2 e 3 de julho, o I Quilombinho abordou os temas educação, transmissão de saberes tradicionais, saúde, convivência familiar, relações étnico-raciais através de oficinas de políticas públicas, educação e cultura, música, dança e brincadeiras, todas voltadas para o fortalecimento das identidades e da participação de crianças e adolescentes que vivem em comunidades remanescentes de quilombos.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.