CICLO DE DEBATES CONTINUA NA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL

O ciclo de debates acontece na Câmara Municipal de Jaguará do Sul/SC, com apoio da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

A cidade de Jaraguá do Sul será sede, na próxima terça-feira (26), da quinta etapa do “Ciclo de Debates sobre Formação Política”, uma promoção da Assembléia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo, com o apoio da Câmara de Vereadores daquela cidade. Os temas debatidos serão “Papel do Vereador, Competências Constitucionais de cada Poder e a  Importância do Regimento Interno das Câmaras”, com o professor Clovis Nelson Pires da Silva ,chefe da Seção de Ensino a Distância da Escola do Legislativo, “Processo Legislativo”, com Vera Lúcia Farias, servidora da Assembléia e o Painel  “Experiências e Dificuldades da Atuação Parlamentar Municipal” com representantes das associações regionais de vereadores envolvidas: Associação dos Municípios da Região do Contestado - AMURC  (Canoinhas), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense - AMPLA (Mafra), Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina - AMUNESC (Joinville) e Associação dos Municípios do Vale do Itapocú - AMVALI (Jaraguá do Sul). O “Ciclo de Debates sobre Formação Política” tem o objetivo de oferecer aos agentes políticos, candidatos a mandatos eletivos, lideranças comunitárias, servidores e assessores de câmaras municipais, associações de câmaras, associações de municípios e demais cidadãos catarinenses interessados, a oportunidade de debater assuntos que contribuam para a atualização e a troca de experiências entre os participantes. O encontro acontece a partir das 08h30, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Avenida Getúlio Vargas, 621, Centro. As inscrições poderão ser realizadas no local.
Informações pelo telefone (48) 3221-2828.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela Internet no endereço www.alesc.sc.gov.br/escola e as informações obtidas pelo telefone (48) 3221-2828.

PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA” COMEÇA EM JULHO

A Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Joares Ponticelli (PP), órgão da Assembléia catarinense, lança, no próximo dia 27 (quarta-feira), às 18 horas, no auditório Antonieta de Barros, o projeto “Educação para a Cidadania:
Construindo um Novo Olhar”. O projeto faz parte do “Programa Conhecendo o Parlamento – subprograma A Escola e o Parlamento” e tem como parceiros nesta primeira etapa a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Centro de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC), e o Instituto Estadual de Educação (IEE). O objetivo do projeto “Educação para a Cidadania: Construindo um Novo Olhar” é oferecer uma oportunidade  para que os estudantes da rede pública e privada conheçam as funções do Poder Legislativo, ampliem seus conhecimentos sobre política, políticas públicas e participação democrática. As atividades acontecerão de julho a dezembro  e são compostas por redação, palestras, visitas a órgão governamentais e não governamentais, momentos de estudos, discussão e reflexão. Cada participante receberá  certificado “Estudante Cidadão”; o universitário munitor o certificado “Estágio Cidadão” e a escola uma placa “Compromisso com a Cidadania”. No mesmo dia também serão assinados protocolos de intenções com a Escola de Pais do Brasil, seccional de Florianópolis, Associação Catarinenses de Professores e o Instituto Carl Hoepcke.

PRÊMIO ESCOLA DO LEGISLATIVO

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Escola do Legislativo. As monografias deverão abordar o tema "Poder Legislativo e seus Diversos Aspectos"
e concorrem as categorias  Estudantil (estudante nível superior), que receberá R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e Profissional (idade mínima 18 anos), com R$ 8.000,00 (oito mil reais) de premiação.
Os trabalhos deverão ser entregues ou remetidos pelo Correio até o dia 31 de JULHO de 2007, às 18 horas, no Protocolo da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Rua Jorge Luz Fontes, 310, cep 88020-900, Florianópolis, SC.
Após o julgamento e classificação dos trabalhos, será efetuada a abertura dos envelopes com as fichas de identificação dos autores das monografias, que deverá realizar-se em sessão pública anualmente na semana do servidor, às 19 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.  O resultado do Prêmio Escola do Legislativo, será publicado no Diário Oficial da ALESC e estará disponível na página da Assembléia Legislativa, na internet.A solenidade de entrega dos prêmios aos autores das monografias classificadas nas três primeiras colocações e dos certificados ocorrerá nas dependências da ALESC, em data e hora a serem oportunamente divulgados. O regulamento completo está disponibilizado no site da Escola do Legislativo (www.alesc.sc.gov.br/escola).

PRÓXIMOS EVENTOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO – AGENDE-SE

CURSO DE PORTUGUÊS
Uso de pronomes e verbos na Língua Portuguesa
Data: 28 e 29 de junho de 2007
Local: Plenarinho Dep. Paulo Stuart Wright Público alvo: Gestores e servidores da Assembléia, chefes de gabinetes, secretários parlamentares e servidores de Câmaras Municipais.

CICLO DE DEBATES SOBRE FORMAÇÃO POLÍTICA
Data: 26 de junho de 2007
Local: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul Avenida Getúlio Vargas, 621 - Centro Público alvo: Agentes públicos e políticos, vereadores, servidores das câmaras municipais, candidatos a mandatos eletivos e cidadãos interessados.