II Seminário Internacional de Assessoramento Institucional no Poder Legislativo

Prossegue no auditório Petronio Portella, do Senado Federal, o I Seminário Internacional de Assessoramento Institucional no Poder Legislativo destina-se ao debate de questões relativas às atividades de assessoramento institucional do Poder Legislativo, buscando análisar e aprimorar os processos de assessoria. Para assistir por videostreaming, basta clicar no link dentro da matéria

assista aqui por videostreaming


A atividade de assessoramento institucional no Poder Legislativo é de suma importância para o funcionamento dos Parlamentos. Normalmente, é exercida por uma equipe multidisciplinar de especialistas, cuja função é subsidiar os políticos durante o transcorrer das fases do processo legislativo. A amplitude dos seus trabalhos é definida pela possibilidade de analisar situações, formular propostas, realizar estudos aprofundados e fundamentar alternativas de ação, sempre com o objetivo de contribuir, sob o ponto de vista técnico, para a atuação do Parlamentar.

O II Seminário Internacional de Assessoramento Institucional no Poder Legislativo destina-se ao debate de questões relativas às atividades de assessoramento institucional do Poder Legislativo, buscando análisar e aprimorar os processos de assessoria. O evento acontece nesta sexta-feira, no auditório Petronio Portella, do Senado Federal e vai até este sábado (30)

O público-alvo do Seminário é formado pelos servidores públicos federais, estaduais ou municipais, com funções de consultores ou assessores legislativos nos respectivos órgãos institucionais, integrantes de assessorias parlamentares, gestores públicos com atuação no Poder Legislativo e acadêmicos das áreas afins. No entanto, a participação no evento não está restrita somente a integrantes desse público.

Serão realizados painéis e conferências, com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O Evento pretende, ainda, promover a interação entre os participantes, por meio da apresentação de relatos de suas experiências profissionais e práticas que tenham contribuído para o aperfeiçoamento da atividade de assessoramento institucional no Poder Legislativo.