Efraim Morais se encontra com vereadores e inaugura Espaço do Parlamentar, no Interlegis

Representantes de vereadores se encontraram nesta quarta-feira (14) , no auditório do Interlegis, com o primeiro secretário do Senado e diretor nacional do programa, Efraim Morais. Na oportunidade defenderam uma maior participação dos parlamentares municipais na discussão das matérias em pauta no Congresso Nacional

Foi inaugurado nesta quarta-feira (14), na sede do Programa Interlegis, o Espaço do Parlamentar., uma estrutura de apoio para ser usada como extensão dos gabinetes dos vereadores e deputados estaduais quando vierem a Brasília.

Na oportunidade o Interlegis promoveu um encontro com os representantes de associações e uniões de vereadores com o primeiro secretário e diretor nacional do programa, senador Efraim Morais.

Ao abrir o encontro, o senador Efraim Morais destacou a importância do evento e colocou o Programa à disposição como meio de aprimorar a convivência do legislativo federal com os parlamentos em todas as esferas.

O autor da iniciativa, presidente da Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Estado do Rio de Janeiro, Avecmerj, Luis Mario Machado dos Santos, vereador Marinho, salientou que esta foi uma oportunidade única e que não se poderia perder oportunidade para mostrar as dificuldades enfrentadas pelas associações e uniões na capacitação dos vereadores.

O vereador destacou a importância do Espaço do Vereador, um ponto de encontro que a seu ver deve ser divulgado.

Conclamou também a união dos vereadores brasileiros em prol da melhoria de condições dos legislativos municipais e seus representantes.

O presidente da Associação dos Vereadores de São Paulo, Sebastião Misiara,  defendeu a união de todos em um movimento pela capacitação do legislador municipal e elogiou a atuação do Interlegis  “na reciclagem do homem público”.

- Ouço do grito silencioso das associações  no objetivo de unir os vereadores brasileiros para que juntos possamos lutar em prol das melhorias de condições de nosso trabalho, principalmente na capacitação do homem público, “ressaltou.

Destacou o trabalho do Conselho Federal Parlamentar que faz um trabalho gratuito de elaboração  de leis   e formulação de políticas públicas.

“O vereador é o contato mais direto com o povo, mas na hora de debater as decisões nacionais ele é excluído, queremos poder discutir com o poder nacional e sermos olhados com carinho” , concluiu.

O representante da Confederação Nacional dos Municípios, Leonardo Lobato, lembrou que o vereador é o político mais cobrado, o mais vigiado pela comunidade.

Na oportunidade conclamou a todos que estejam presentes na Marcha dos Vereadores, nos dias 10,11 e 12 de abril, a Brasília.

Os demais que usaram da palavra  defenderam a reforma política e o direito do parlamentar municipal de apresentar emendas às matérias que tramitam no Congresso Nacional, e  acabarem com as propostas de emenda constitucionais que oneram cada vez mais os municípios e a comunidade criando mais impostos.

O senador Efraim Morais ressaltou a necessidade da união dos vereadores para procurar um caminho de aproximação com o legislativo nacional.

Lembrou o diretor nacional do Interlegis, do I Censo do Legislativo que fez uma radiografia da situação das câmaras municipais, salientando que muitas sequer têm sede própria e as que têm os vereadores não possuem gabinetes.

O senador Efraim Morais conclamou a todos os vereadores a se unirem e apresentarem uma única proposta que ele, em nome do Interlegis encaminhará para o Congresso Nacional.

Por fim disse que em dois anos, o Programa Interlegis quer chegar a todas as câmaras municipais e agradeceu a presença de todos os representantes.

Logo após o encontro o diretor nacional do Programa Interlegis descerrou a fita inaugurando o Espaço do Parlamentar que recebeu elogios de todos os presentes.

Estiveram presentes ao encontro o diretor geral do Senado, Agaciel Maia e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento , BID, Jose Navia