Câmara de Cristalina (GO) dá exemplo de transparência em finanças públicas

Em uma parceria inédita com o Poder Executivo local, a Câmara Municipal de Cristalina, município localizado a 120 km de Brasília, reverte recursos devolvidos em benefícios para o município. Os cheques são expostos em quadros afixados na entrada da Câmara

A Câmara Municipal de Cristalina dá exemplo de como proceder com transparência e responsabilidade no manejo do dinheiro público. Por meio de uma parceria firmada com a prefeitura em 2005, devolve os recursos não utilizados do duodécimo e expõe os cheques e as obras para as quais foram destinados em quadros afixados na entrada da Câmara.“A parceria obriga que o prefeito use os recursos devolvidos para realizar as obras que a Câmara Municipal julga mais importantes e o destino do dinheiro é fiscalizado pelos parlamentares e pela população”, explica o vereador Marquinhos Abrão (PPS), presidente da Câmara pela segunda vez e responsável pela parceria.

De acordo com o presidente, nos últimos 2 anos já foram devolvidos 424 mil reais revertidos em benefícios para a comunidade.  Em sua primeira gestão como presidente, em 2005, foi devolvido o montante de 211 mil reais. Os recursos foram aplicados na aquisição de 3 ambulâncias, na construção do PASS (Programa de Atendimento à Saúde e à Segurança) na Vila São João e na construção de uma quadra de esportes.

Na gestão seguinte, a presidente Cirlene Côrtes devolveu aos cofres públicos a quantia de 195 mil reais destinados à construção do PASS no bairro Cristal, na construção da nova sede da APAE e para aquisição de material escolar para a rede municipal de ensino. Além dessas devoluções foram quitadas algumas contas da Câmara, débitos de mandatos anteriores considerados regulares pelo Tribunal de Contas Municipal, no valor de quase 49 mil reais.

Dora Nunes
Responsável pela área temática de Comunicação - PPM