Ulisses Guimarães: O Homem que o mar quis somente para si. Eternamente

por monicaco — publicado 05/02/2007 17h40, última modificação 05/02/2007 17h41
Ulisses Guimarães escreveu uma das mais importantes páginas da história política deste país, foi um dos políticos mais importantes, principalmente quando da luta pelas eleições diretas

- Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração.... quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida”. Essas são palavras de um dos mais importantes políticos da História do Brasil, Ulisses Silveira Guimarães, ou simplesmente Ulisses Guimarães.

Nascido em Rio Claro, São Paulo, dr. Ulisses, como ficou conhecido, formou-se advogado pela Universidade de São Paulo, USP. Foi presidente do MDB, hoje PMDB durante vários anos e comandou a Assembléia Nacional que escreveu a Carta Magna deste país que foi promulgada em 1988.

Aqueles que conviveram com Ulisses Guimarães em seus muitos anos de vida política disseram: “Há um grande silêncio neste plenário. Há uma grande ausência nestas salas, nestes corredores. Não obstante o silêncio e a ausência, silêncio que perturba os nossos ouvidos, ausência  que fere nossos olhos, a voz forte de Ulisses Guimarães ecoa na consciência moral deste Parlamento, de nosso povo e do nosso tempo”

(senador Pedro Simon – 26/11/1992)

 Ulisses Guimarães desapareceu, em 12 de outubro de 1992, em um acidente com helicóptero na baía da Guanabara e seu corpo nunca foi encontrado.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.