Mudanças no currículo escolar são tema de seminário em Brasília

Secretários de Educação de vários estados e municípios discutem, em Brasília, a importância de mudanças nos currículos escolares e o resultado dessas alterações nos ensinos infantil e fundamental

Secretários de Educação de vários estados e municípios discutem, em Brasília, a importância de mudanças nos currículos escolares e o resultado dessas alterações nos ensinos infantil e fundamental.

"O conhecimento se renova rapidamente. As demandas hoje por conhecimento e por cultura avançam. E o currículo é o coração que dá conta de todas essas demandas", afirmou nesta sexta-feira (10) o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Miguel Arroyo, em entrevista à TV Nacional.

A discussão está sendo feita no Seminário Nacional Currículo em Debate, promovido pelo Ministério da Educação. A primeira edição do evento termina nesta sexta-feira e, de 22 a 24 de novembro, os secretários voltam a se reunir para continuar o debate. Além de secretários de educação, participam do seminário representantes de entidades nacionais e outros especialistas.

"Estamos reunidos para discutir que mudanças estão acontecendo nas cidades e nas próprias escolas. E quais respostas devem ser dadas em termos de conhecimento, valores, cultura para que as crianças e adolescentes se adaptem a essas mudanças", disse Arroyo.

Um dos objetivos do evento é discutir o currículo escolar a partir da ampliação do ensino fundamental para nove anos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) também está no evento debatendo as diretrizes curriculares nacionais, que orientam a ação na escola.

Ruberley
Ruberley disse:
27/11/2015 17h41
Acho extremamente importante mudar a grade curricular de todos os ensinos acrescentando no currículo matérias importantíssimas como: Direito (já que em nossa vida adulta nos será cobrado), primeiros socorros (que tem tecnicas fáceis e importantíssimas, diria até vitais), Libras (linguagem dos surdos-mudos tem que estar ao alcance de todos), Finança familiar (tem que estar ao alcance de todos), Teoria e leitura de partitura musical (certas linguagens internacionais que um povo culto tem que dominar), etc.
Comentários foram desativados.