Assembléia catarinense realiza mais um Parlamento Jovem

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) mais uma edição do Parlamento Jovem, um projeto sob a coordenação da Escola do Legislativo que tem o objetivo de aproximar o estudante da casa legislativa

A experiência dos 40 alunos das escolas públicas e privadas sorteadas para participar da terceira edição do Programa Parlamento Jovem começou na manhã desta quarta-feira (8). Criado para estimular a participação política da juventude, o Parlamento Jovem é um projeto sob a coordenação da Escola do Legislativo, presidida pelo deputado Celestino Secco (PP), no qual o “deputado estudante” vivencia situações reais da atividade político parlamentar na Assembléia Legislativa.

Participaram da recepção aos estudantes, o vice-presidente do Poder Legislativo catarinense, deputado Herneus de Nadal (PMDB), a vereadora da cidade de São Joaquim, Marlene de F. K. da Rosa (PP), que acompanha a escola daquele município, o diretor de Universidades Públicas da União Catarinense dos Estudantes (UCE), João Braga e a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla M. V. Pedrozo.

Ao fazer uso da palavra, o deputado Herneus de Nadal saudou os estudantes em nome do presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PFL), chamando-os de “colegas deputados” e convidou-os para fazer desta experiência uma forma de exercer a cidadania. “O exercício da cidadania compreende não só o conhecimento do funcionamento dos três Poderes, mas também, a importância em participar de uma forma mais efetiva”, disse o parlamentar. O vice-presidente enfatizou também, que esta é uma oportunidade ímpar para que os estudantes conheçam o Poder Legislativo em toda a sua dimensão. “Colegas, sintam-se como em vossas casas, desfrutem dessa condição que muitos gostariam de ter”, finalizou Nadal.


O dirigente da UCE ressaltou o fato de serem os jovens aqueles que mais participam de movimentos reivindicatórios. “A juventude tem sido fundamental, pois é aquele setor da sociedade que primeiro levanta a bandeira quando a democracia está em perigo”.

A vereadora de São Joaquim disse que acredita no Parlamento Jovem, pois é um programa inovador que propicia o “aprender fazendo e vivenciando”. Segundo Rosa, os “deputados estudantes” já são especiais, porque foram eleitos nas suas escolas.

No período da tarde, os estudantes tiveram o primeiro contato com os parlamentares quando assistiram, na Sessão Plenária, o sorteio das escolas que participarão da quarta edição do Programa Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é realizado semestralmente, sendo que as inscrições estão abertas permanentemente no site da Escola do Legislativo (www.alesc.sc.gov.br/escola).

Escolas participantes da terceira edição:

E.E.B. Ana Machado Dal Toe Morro Grande-Partido Estudantil do Morro Grande-PEMG
Projeto: Inclui na grade curricular do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de SC a disciplina de Empreendedorismo.

Colégio Paradigma-São Joaquim-Partido Democrático Ambientalista Jovem–PDAJ
Projeto: Torna obrigatório, pela distribuidora de água do Estado, a criação de dois tipos de tarifas para cobrança do consumo básico e excessivo de água.

E. E. B. José Clemente Pereira-José Boitex-Partido Jovem Contra as Drogas–PJCD
Projeto: Dispõe sobre a implantação do Programa PROERD em todas a séries do Ensino Fundamental e Médio em Escolas da rede pública e privada.

E. E. B Santa Cruz–Canoinhas-Partido Jovem de Santa Cruz–PJSC
Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação de anexos em braile, encartados nos jornais editados e de circulação no território do Estado e Santa Catarina.

E. E.B. Profa. Irene Stonoga–Chapecó-Partido da Inclusão Social–PIS
Projeto: Dispõe sobre o oferecimento da linguagem não verbal na programação das emissoras de televisão que atuam no Estado de Santa Catarina aos portadores de deficiência auditiva.

PROGRAMAÇÃO

9 (quinta-feira) de novembro de 2006

10h00 – Reunião de líderes e composição da mesa, na sala da  Presidência
             Os demais irão fazer visita a Escola do Legislativo e passeio pelo centro de Florianópolis.

12h30 – Almoço.

14h00 – Sessão dos Deputados Estudantes

17h30 – Encerramento

18h00 – Lanche e retorno às suas cidades.

ESCOLAS SORTEADAS PARA A QUARTA EDIÇÃO – PRIMEIRO SEMESTRE 2007

EEB Antônio Milanês Neto – Criciúma -  Deputado Antônio Carlos Vieira (PP) EEB Tiradentes - Porto Belo – Deputada Ana Paula Lima EEB Professora Lourdes Tonin - Planato Alegre - Deputada Odete de Jesus (PL) EEB Julius Karsten – Jaraguá do Sul - Deputado Dionei Valter da Silva (PT) Escola Major Cipriano Rodrigues de Almeida–Zortéa-Deputado Antônio Ceron (PFL)