Câmara de Apucarana lança o Portal Modelo

A Câmara de vereadores de Apucarana, Paraná, que já utiliza os produtos Interlegis , como SAPL, acaba de lançar seu novo portal baseado no Portal Modelo também fornecido gratuitamente pelo Programa Interlegis.


O que é o Portal Modelo:

O principal objetivo deste projeto é de oferecer às Casas Legislativas uma ferramenta que permita que as mesmas publiquem diversos tipos de conteúdo na Internet, aumentando a transparência de suas atividades e a interação com a sociedade.

O Portal Modelo oferece uma organização de informações padronizada (mas que pode ser personalizada), definida junto a diversas Casas que já possuem portais na Internet. O seu sistema de gerenciamento de conteúdo permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento das linguagens e técnicas da Internet, possa publicar notícias, documentos, imagens e eventos da Casa, entre outros tipos.  A definição de perfis de acesso e também de fluxo pré-determinado de trabalho garante a segurança e a integridade das informações nele colocadas.

Seu desenvolvimento ocorreu através da utilização de ferramentas licenciadas com software livre, como Python/Zope/Plone, Ubuntu Linux,  possibilitando  que a Casa Legislativa que tenha acesso a solução sem custos de licença e com liberdade para efetuar modificações.

O Presidente da Câmara Vereador João Carlos de Oliveira, deu total apoio no lançamento do Portal, por reconhecer que é uma ferramenta que veio para melhorar ainda mais na transparência e na qualidade dos serviços que a Câmara pode oferecer ao cidadão, lembrando ainda não ter custo algum para os cofres públicos.