Senhoras membros de clube internacional conhecem o Senado e o Interlegis

por monicaco — publicado 21/06/2006 17h11, última modificação 21/06/2006 17h19
Integrantes do Clube Internacional de Brasília participam de palestra sobre a presença da mulher na política, proferida pela senadora Serys Slhessarenko (PT/MT)


O Programa Interlegis recebeu nesta terça-feira (20) a visita das senhoras do Clube Internacional de Brasília, quando tiveram a oportunidade fazer um tour pelo Senado Federal e ouvirem a palestra da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) sobre a mulher na política.

 

A senadora foi escolhida para falar sobre o assunto, por ser presidente da Comissão temporária do ano internacional da mulher latino-americana e caribenha, que tem o objetivo de promover a integração da mulher na sociedade brasileira. “Não conheço nenhuma mulher que abrace a causa feminina como a senadora Serys Slhessarenko”, afirmou Agaciel.

 

Ao invés de falar sobre a mulher e a política, a senadora preferiu contar alguns casos de preconceito que já sofreu na sua carreira de política, principalmente quando era deputada, em Mato Grosso. “O machismo naquela região é muito grande. Certa ocasião estava fazendo um discurso sobre política agrícola e um deputado me pediu um aparte. Eu concedi e ele teceu o seguinte comentário: Senhores, vamos embora. Não temos que dar ouvido a essa deputada. Mulher não entende nada sobre política agrícola. O máximo que ela deve saber é cozinhar arroz e feijão”. A senadora se defendeu com um processo contra o deputado. “Nenhum ato de discriminação pode ser deixado para depois. As mulheres desse país têm que tomar atitudes e denunciar sempre que isso acontecer”, afirmou.

 

A senadora recordou ainda que na Assembléia Legislativa de Mato Grosso não havia sanitário feminino. “São coisas como essas que nos fazem perceber que o poder é predominantemente masculino. Mas, isso está mudando. As mulheres ainda vão ser 50% no Congresso Nacional”, enfatizou a senadora.

 

Ao final, a presidente do Clube Internacional de Brasília, Vera Coimbra entregou uma placa de honra à senadora Serys Slhessarenko. “Para nós é uma honra ter você aqui”, completou.

 

Participaram do encontro a senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), que presidiu a cerimônia, o diretor geral, Agaciel da Silva Maia, a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Juliana Maria Guaracy Rebelo, a chefe de cerimonial da presidência, Mônica Araújo de Freitas e a presidente do Clube Internacional de Brasília, Vera Coimbra.

Evie Gonçalves, do programa Interlegis

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.