Sistema vai oferecer pela internet acesso à legislação da saúde

por Agência Brasil — publicado 25/05/2006 10h53, última modificação 25/05/2006 10h56
Ministério da Saúde produz banco de dados sobre a legislação específica

O Ministério da Saúde lançou o Sistema de Legislação em Saúde (Saúde Legis) com o objetivo de informar a população sobre as leis que regulam o setor. Com a criação do banco de dados na internet, o cidadão terá a sua disposição desde pesquisas e editais relacionados à área, direitos dos usuários referentes a transplantes e até decisões do Conselho Nacional de Saúde para as políticas no setor. Todos esses dados serão atualizados permanentemente, segundo o ministério.

Segundo a coordenadora-geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Márcia Rollemberg, o esforço levará ao público as normas que regulamentam a saúde pública, boletins de serviços do orgão, além de favorecer a transparência da gestão. 'Com este sistema, o cidadão, o gestor, o conselheiro de saúde, o profissional de saúde, e o usuário poderão ter acesso à referência de 44 mil atos publicados no Diário Oficial da União, na maior base de dados disponíveis ao público', explica. Clique aqui para acessar o sistema.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, a coordenadora afirma que postos de acesso serão criados. 'Nós estamos implementando junto às secretarias estaduais de saúde a estação Biblioteca Virtual e Saúde, que são justamente duas estações de computadores para que toda a pessoa tenha acesso a essa informação', afirma. Até agora 14 secretarias estaduais fizeram a parceria. 'Nós estamos num esforço não só para estar acessível, mas estar disponível próximo a cidade, ao local de moradia da pessoa', diz Márcia Rollemberg.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.