Câmaras de Minas Gerais e Goiás visitam o Interlegis

Representantes das Câmaras Municipais de Juiz de Fora(MG) e Hidrolândia(GO) visitaram nesta terça-feira (23) a sede do Programa

A Câmara Municipal de Juiz de Fora/MG esteve nesta terça, 23, na sede do Programa Interlegis para assinar o convênio de adesão. O presidente da câmara municipal, vereador Vicente de Paula Oliveira, o “Vicentão”, o assessor parlamentar Genésio da Silva e a representante Interlegis de Juiz de Fora, Fátima Araújo, estiveram reunidos com o diretor da Assessoria Técnica, José Dantas Filho, a coordenadora da Educação do Interlegis, Eleida Ribas Dutra e o assessor da diretoria, Janary Nunes.

“Já tinha ouvido falar muito do Interlegis, conhecia seus trabalhos, mas é a primeira vez que visito a sede”, diz Vicentão. O vereador aproveitou a visita para contar um pouco dos trabalhos desenvolvidos na câmara junto à comunidade, e dizer que a câmara e a própria cidade são referências para as outras vizinhas.

“Nossa casa possui um grupo de apoio comunitário, o GAC, que presta serviços para a comunidade em áreas como psicologia, direito e sociologia, possui internet especial para portadores de necessidades especiais, um Centro de Identificação para a retirada de documentos, o Sidecom (espécie de Procon que fiscaliza o comércio), um Centro de Recuperação Contra as Drogas com capacidade para 60 pacientes (criado pelo vereador), além de jornal e revista”, complementa Vicentão.

Quem quiser saber mais sobre a Câmara Municipal de Juiz de Fora/MG, acesse www.camarajf.mg.gov.br.

Hidrolândia no Interlegis

Estiveram também  na sede do Programa os representantes da Câmara Municipal de Hidrolândia, Goiás. O presidente da casa, Divino Aparecido Matias, e os vereadores André Lopes da Silva e Júlio César Teixeira de Melo conversaram com o chefe da Administração do Interlegis José Edmar Salmito e o assessor Janary Nunes.

Eles procuraram saber a respeito da entrega do equipamento de informática fornecido pelo Interlegis, já que a nova sede da câmara será inaugurada dia 29 de junho. Salmito salientou a importância de uma nova sede para a câmara e para a equipe do Programa. “Isto significa que a casa legislativa está mais independente, que poderá exercer seu trabalho com mais autonomia”, destacou.

Apesar de a entrega do equipamento de informática não ser para agora, Salmito afirmou que este é apenas o primeiro passo de uma mudança nas câmaras. “Além de o equipamento servir para facilitar o trabalho e a comunicação nas câmaras, serve como impulso para que a câmara receba cursos e outros serviços para melhor preparar vereadores e funcionários”.

O município de Hidrolândia tem cerca de 15 mil habitantes. A câmara conta com 9 vereadores e 7 funcionários, que em breve receberão cursos de capacitação a distância, como o Estatuto das Cidades. “Com a nova sede, equipamento e cursos do Interlegis, poderemos desempenhar um melhor serviço em prol da população”, concluiu o presidente da câmara.