ESCOLA DO LEGISLATIVO INICIA CURSOS E SEMINÁRIOS

A Escola do Legislativo de Santa Catarina promove desde o dia 04 de março vários cursos de capacitação para parlamentares e servidores em geral. Confira na matéria a variedade de cursos e seminários

Iniciou ontem (13), no período vespertino, o curso "Elevação de Nível em Oratória", destinado aos servidores da Assembléia Legislativa. Ministrado pelo professor Acácio Moraes Garcia, o curso objetiva propiciar aos alunos a possibilidade de aprimorar as técnicas de comunicação, requisito fundamental para o desenvolvimento profissional. O curso tem carga horário de 16 horas e termina na próxima quinta-feira, dia 16 de março.

No dia 04 de março, na cidade de Agronômica, a Escola do Legislativo propiciou a realização da palestra sobre "Plano Diretor", com o arquiteto e urbanista servidor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), José Rodrigues da Rocha. O evento foi uma solicitação da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí  (UCAVI) e teve a participação de cerca de 90 vereadores daquela região. Segundo Álvaro Melchioretto, presidente da UCAVI, a palestra foi altamente positiva por tratar-se de um tema de relevante importância e por propiciar aos vereadores embasamento para as discussões nos municípios que integram a região.

Na Câmara de Vereadores  da cidade de Chapecó, cerca de 80 vereadores participaram, no dia 11 de março, da palestra do professor Edgar Schutz, filósofo, mestre e especialista do comportamento humano, que falou sobre "Liderança e Liderados". A palestra foi solicitada à Escola do Legislativo pela Associação das Câmaras Municipais de Vereadores do Oeste (ACAMOSC), composta por 20 associadas, num total de 183 vereadores. O evento fez parte da Assembléia Geral da entidade que elegeu a nova diretoria para o ano de 2006.

CURSO PARA AS MULHERES

Com o título "Liderança também é questão de gênero", começa no dia 23 de março, na cidade de Lages, região serrana catarinense, a primeira etapa (de um total de 4), do curso de capacitação política para mulheres. De caráter suprapartidário, o evento tem duração de dois dias e objetiva incentivar e capacitar a participação das mulheres em projetos sociais, sob a ótica de gênero, quanto a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas.

Com vagas limitadas e inscrições gratuitas, apresenta na sua programação palestras, estudos de caso e trabalhos em grupo. O professor e presidente da Escola do Legislativo, deputado Celestino Secco (PP), faz a abertura do encontro com a palestra "Poder e Ética". No mesmo dia a professora Zuleika Lenzi fala sobre "Gênero e Políticas Públicas. Mulheres no Poder" e "Marcos Legais ".  "Planejamento e desenvolvimento sustentável " será o tema da professora Dra. Lígia Hann Luchmann. A última palestra do dia será o tema "Indicadores de trabalhos para introdução das atividades em grupos", sob a coordenação da professora Nilce Salvador.

No segundo dia (24), no período da manhã, o tema "Liderança Transformadora:uma concepção democráica", estará sob a responsabilidade das professoras Eloah Westphalen e Neusa Freire Dias. "Estudo de caso: o desafio da mudança" e "Continuação dos trabalhos de discussão da Metáfora" será  de responsabilidade de Nilce Terezinha Salvador. A palestra de encerramento com o tema "Empobrecimento das mulheres", apresentada pela professora Clair Castilhos Coelho, é a única que será aberta ao público em geral.

As próximas etapas acontecerão em Criciúma, nos dias 27 e 28 de abril; em Jaraguá do Sul, nos dias 04 e 05 de maio e a última etapa acontece nos dia 25 e 26 de maio, em Florianópolis, capital dos catarinenses.

O curso é uma realização da Associação Casa da Mulher Catarina e do Instituto Catarinense de Estudos Sociais, Políticos e Econômicos. O apoio é da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site www.alesc.sc.gov.br/alesc/escola. Informações pelos telefones (048) 3221-2828 e 3221-2952. Haverá certificação.

SEMINÁRIO SOBRE LEGISLAÇÃO ELEITORAL

A Escola do Legislativo realiza, nos dias 30 e 31 de março, o "Seminário sobre Legislação Eleitoral". O evento acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, na praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O seminário tem como objetivos debater os diversos aspectos da legislação eleitoral; esclarecer os candidatos sobre as condutas vedadas aos agentes públicos em períodos eleitorais e discutir os mecanismos de fiscalização do abuso do poder econômico e do abuso do poder político nas disputas eleitorais de 2006.

Na programação estão previstas palestras e mesas redondas. Sobre "Legislação Eleitoral", proferirá palestra o Dr. Pedro Roberto Decomain, promotor público em Itaiópolis e profundo conhecedor da matéria. Na primeira mesa redonda, o assunto em discussão será o "Financiamento de campanhas, prestação de contas e responsabilidade dos administradores públicos", com Marcelo Brognoli da Costa, coordenador de Recursos do Tribunal de Contas do Estado e de Denise Goulart Schlickmann, secretária de Administração Orçamentária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O seminário ainda apresentará mesa redonda sobre a "Legislação Eleitoral e o Aperfeiçoamento da Democracia", com a participação de representantes dos partidos políticos com assento na Assembléia Legislativa.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site www.alesc.sc.gov.br/alesc/escola. Mais informações pelos telefones (048) 3221-2828 e 3221-2952. Haverá certificação.

CURSO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Com o intuito de enriquecer o desenvolvimento e o amadurecimento das relações no ambiente de trabalho, a Escola do Legislativo oferece aos seus servidores, nos dias 27 e 30 de março, o curso "Viver Melhor, Conviver Melhor, Trabalhar Melhor".  Ministrado pelo professor Álvaro Loro, consultor e professor de História com experiência em programas de formação de pessoas.  O curso será ministrado no Centro de Capacitação do Servidor Público (CECAP), na rua Tenente Silveira, Ed. Das Diretorias, 12 andar, Florianópolis.

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo, prorrogou as inscrições para a segunda edição do "Parlamento Jovem". As inscrições, cujo programa é executado pela Escola do Legislativo, é presidida pelo deputado Celestino Secco (PP), foi criado em 2005, por iniciativa da deputada ana Paula Lima (PT), estão abertas até o dia 20 de março e podem participar os alunos do Ensino Médio matriculados na escolas das redes pública e privada, que deverão ter seus nomes escolhidos pelas escolas inscritas e sorteadas, uma escola por região do Estado, somando um total de cinco escolas. Ao todo serão eleitos 40 (quarenta) "deputados estudantes". As escolas que participaram do sorteio da primeira edição e que não foram contempladas, estão inscritas automaticamente para esta segunda edição.

A data do sorteio das escolas também mudou para o dia 22 de março e a

participação dos "deputados estudantes" em Sessão Plenária será nos dias 17 e 18 de maio de 2006.

As inscrições devem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.alesc.sc.gov.br/alesc/escola ou pelo e-mail parlamentojovem@alesc.sc.gov.br.