Seminário: O Legislativo e as Mídias Sociais

por Geane Marques do Lago última modificação 17/05/2018 17h48
Quando
24/05/2018
de 09h30 até 18h00
(Brazil/East / UTC-300)
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Data: 24/05/2018

 

Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães

            ILB- Interlegis / Senado Federal.

 

Horário: 9h30 às 18h

 

Seminário: O Legislativo e as Mídias Sociais

Desafios e oportunidades de comunicação

 

1-     O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética

2-     Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter, e Instagram

3-     De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento

4-     Fake News: como enfrentar o tsunami

5-     Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?

 

Painéis

 

MANHÃ

9h30- ABERTURA

Marcio Tancredi – Diretor-Executivo de Gestão do Senado

Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho – Secretário-Geral da Mesa do Senado

Angela Brandão – Diretora da Secretaria de Comunicação do Senado

 

10h15 - PAINEL 1 – O debate político nas mídias sociais: estratégias e ética

Marisa von Bülow – Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, professora da UnB.

Fabrício Benevenuto – Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais em Ciência da Computação.

 

OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem o objetivo de discutir a importância e dimensão políticas que as mídias sociais conquistaram nos últimos tempos. Os convidados devem trazer exemplos de como as redes sociais influenciaram o resultado eleitoral em outros países e as questões éticas que se colocam atualmente, como uso de dados dos usuários e uso de robôs.

 

11h15 às 12h15 - PAINEL 2 – Cada rede em seu lugar: os melhores usos do Facebook, Twitter, e Instagram

Moisés de Oliveira Nazário – Coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado.

Tarso Rocha – Chefe do Serviço de Gestão de Perfis e Conteúdo do Núcleo de Mídias Sociais do Senado.

 

OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo analisar as diferenças e características das mídias sociais mais utilizadas atualmente. Em que se diferenciam, que perfil têm no Brasil? Qual o potencial de disseminação de conteúdos e notícias de cada uma? Que papel essas mídias podem ter no cenário eleitoral brasileiro?

 

 

TARDE

14h - PAINEL 3 – De olho nas mídias sociais: comportamento digital e monitoramento

Max Stabile – Diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Análise de Dados - IBPAD

Marco Aurélio Ruediger – Diretor de Análise de Políticas Públicas da FGV (FGV-DAPP), órgão que faz monitoramento de debates nas redes sociais.

 

OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo analisar o momento de polarização política que se evidencia nas mídias sociais. Essa polarização deve se acirrar com a proximidade das eleições de 2018. Como os especialistas identificam esse fenômeno e como é feito o monitoramento que demonstra a atual situação de “batalha política” nas redes?

Quais são os diagnósticos dos especialistas sobre o uso das mídias sociais e seus possíveis efeitos?  Que propostas podem ser apresentadas no sentido de minimizar os efeitos do mau uso das redes para as campanhas políticas?

 

15h - PAINEL 4 – Fake News: como enfrentar o tsunami

Cristina Tardáguila – Diretora da Agência Lupa, 1ª Agência de fact checking no Brasil.

Pablo Ortellado – Coordenador do Monitor do Debate Público no Meio Digital da USP.

 

OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo discutir o fenômeno das fake News no Brasil. Como se caracteriza, como a população se comporta? Como as pessoas retroalimentam essas notícias, quem ganha com isso? Que impacto pode ser esperado das fake News num ano eleitoral e como combatê-las? Como são utilizadas como estratégias de campanha? As mídias sociais têm se responsabilizado em relação à difusão das fake News?

 

16h às 16h45 - COFFEE BREAK

16h45 às 18h- PAINEL 5 – Mídias sociais e regulação: como garantir direitos e evitar abusos?

Sivaldo Pereira – Professor da UnB, especialista em comunicação política e regulação da comunicação digital.

Carlos Eduardo Frazão do Amaral – Secretário-Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Laura Tresca – Representante da Artigo19, ONG internacional especializada no estudo sobre acesso à informação e liberdade de expressão.

 

OBJETIVO DO PAINEL: Este painel tem como objetivo debater a regulamentação das mídias sociais no Brasil. Iniciativas para coibir a expansão de notícias falsas pelas redes sociais em ano eleitoral têm despertado controvérsias a respeito da possibilidade de cerceamento da diversidade e da liberdade de expressão. Quais são os parâmetros possíveis para se diferenciar regulamentação e censura? Há experiências bem sucedidas de regulamentação em outros países? O que seria uma boa prática de fiscalização e regulamentação das mídias sociais? Do que depende?