Terra de Patativa, ilustre poeta popular, Assaré recebe eventos Interlegis

Solicitados pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), Encontro e Oficinas acontecem durante toda a semana

Cidade turística, de casarões históricos e com o mais antigo açude do Ceará, ainda mais conhecida por ser a terra de Patativa, cantor, compositor e poeta popular, a cidade de Assaré, no sul cearense, vai sediar, de 2 a 6 de abril, eventos promovidos pelo Interlegis – Programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, dedicado a ações de modernização legislativa.

Realizados a pedido do senador Eunício Oliveira (MDB-CE), presidente do Senado, eles se dividem em duas etapas. Na primeira, entre os dias 2 e 5, haverá duas Oficinas de treinamento para a instalação e uso de ferramentas tecnológicas: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. São produtos desenvolvidos pelos técnicos do Programa Interlegis e disponibilizados gratuitamente para as casas legislativas, a fim de tornar seu trabalho mais eficiente e transparente.

Já no dia 6, haverá o Encontro Interlegis, com três palestras. A primeira sobre o ILB/Interlegis e a Modernização do Legislativo – a cargo do diretor-executivo do órgão, Helder Rebouças. A segunda, abordará o tema da Transparência no Legislativo e será ministrada pelo Coordenador-Geral da Secretaria de Transparência do Senado, Marcos Ruben de Oliveira. E, por último, “A importância dos Marcos Jurídicos e sua atualização”, será tratada pelo Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Francisco Biondo.

As inscrições para as Oficinas serão feitas no local – Escola Profissionalizante Antônia Niedina Onofre de Paiva. Já para o Encontro, que ocorrerá no mesmo local, podem ser feitas também no portal do Programa Interlegis (http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/encontro-interlegis-em-assare-ce).

Oficinas práticas

Duas oficinas de treinamento, com dois dias de duração cada, vão ensinar os servidores das câmaras a utilizarem importantes recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis que visam modernizar e a melhorar a comunicação e a transparência nas casas legislativas. São eles o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

 O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura.

Todas as ações, cursos e produtos Interlegis são gratuitos.