Teresina: Oficina Interlegis de Cerimonial será no Tribunal de Contas

Imagem pública é um dos temas a serem abordados

De 6 a 8 de junho, Teresina vai receber mais uma ação de modernização do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. Desta vez, será a Oficina de Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, destinada a vereadores, deputados estaduais e, sobretudo, a servidores encarregados do tema.

Ministrado pelo Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Francisco Biondo, que é também Relações Públicas e cerimonialista, o curso aborda a imagem pública e da comunicação institucional e, por isso, tem uma abordagem ampla. Inicialmente prevista para acontecer na Câmara Municipal, a Oficina foi transferida para a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, no Centro Administrativo.

Biondo apresenta uma visão moderna do cerimonial, as tendências atuais e sua importância nas organizações modernas. Também discorre sobre como a mídia influencia e cria impacto no cerimonial e sobre apresentação pessoal; as condutas e atitudes e como bem atender o público. Por fim, também explica sobre a legislação referente a cerimonial público e ordem geral de precedência no Brasil e no Legislativo e sobre os Símbolos Nacionais.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. O que se explica pelo interesse de se desmistificar o cerimonial como algo restrito e entendê-lo como um instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública. Daí também o grande interesse que ele desperta inclusive em parlamentares.

A programação completa e outras informações sobre o Programa Interlegis podem ser vistas em: www.interlegis.leg.br