Têm início em Natal as ações de modernização do Programa Interlegis

Primeira etapa é a Oficina de SAPL, ferramenta que inclui painel eletrônico

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa, fez questão de estar presente à abertura da Oficina Interlegis que vai capacitar servidores de Câmaras de vários municípios para o uso da nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Mais de vinte participantes de 12 casas legislativas estavam no início dos trabalhos, na manhã desta segunda-feira. Também a prefeitura de Natal enviou representante.

O SAPL 3.1 uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa que facilita a atividade de parlamentares e servidores e que, recentemente, ganhou duas grandes inovações: o Painel Eletrônico e os Textos Articulados.

São novidades que trarão muitos benefícios às casas legislativas e principalmente aos cidadãos. O Painel Eletrônico é uma importante ferramenta de controle, comunicação e transparência nas sessões plenárias. Orienta a mesa e os parlamentares durante sessão e proporciona aos cidadãos melhor compreensão dos debates e de como estão votando seus representantes. Facilita também os trabalhos da mesa quanto ao encaminhamento das votações e no controle de tempo dos parlamentares.

Os Textos Articulados são uma nova forma para se cadastrar o texto de proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas. A Oficina, que está sendo ministrada pelo técnico Adalberto de Oliveira, do Interlegis, acontece até o dia 20, na Faculdade Maurício de Nassau.

Já no dia 21, ocorre o Encontro Regional Interlegis, que vai reunir servidores, gestores e parlamentares das diferentes esferas, na Escola de Governo do Estado, no Centro Administrativo, em palestras e debates sobre capacitação, modernização do legislativo e eleições.

O Programa Interlegis é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, e o evento conta também com a parceria da Federação da Câmaras Municipais do estado (Fecam/RN).

Veja Galeria de Fotos