Sul de Minas recebe Oficinas Interlegis para o uso de ferramentas tecnológicas

Treinamento é gratuito e atrai Câmaras de toda a região

Cerca de cinquenta pessoas já se inscreveram para participar das Oficinas Interlegis que vão acontecer a partir da próxima segunda-feira, 27/08, na Câmara Municipal de Três Corações, cidade do sul de Minas, também conhecida como a Terra do Rei Pelé. A localização facilita o acesso de muitas Câmaras de cidades vizinhas e até mesmo do Estado de São Paulo: representantes de mais de vinte delas estão sendo aguardados.

As Oficinas são treinamentos práticos voltados para a adoção e uso de ferramentas tecnológicas que são desenvolvidas por técnicos e disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis para as casas legislativas de todo o país. Seu objetivo é facilitar o trabalho de parlamentares e assessores, tornando o dia a dia da Câmara mais eficiente e transparente.

 

Oficinas e ferramentas

 

A primeira etapa, nos dias 27, 28 e parte do dia 29, é destinada ao Portal Modelo, que é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar, garantindo-lhe autonomia para a organização, a seleção das informações e a frequência na alimentação da página.

Da tarde do dia 29, até o dia 31, os servidores vão aprender a instalar e utilizar a nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que agora vem com painel eletrônico e um sistema de compilação de textos. O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

Tanto o Portal Modelo, quanto o SAPL, são fornecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis, que é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o órgão de capacitação do Senado Federal. Além de gerar economia para as casas legislativas, elas podem contar com o suporte fornecido pelos técnicos do Programa.

As oficinas serão ministradas pelos técnicos do Interlegis JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. Ao término do treinamento, os servidores estarão aptos a utilizarem as duas ferramentas e muitas casas já podem sair dali com elas instaladas. A utilização do Portal Modelo e do SAPL garante às Câmaras total aderência às exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

O Programa Interlegis

 

Além destas, o Programa Interlegis promove outras ações em prol da modernização e da integração do Legislativo em suas três esferas. Suas atividades alcançam todo o país, há mais de vinte anos.

Os produtos Interlegis colaboram com a transparência das casas, pois permitem que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Os produtos e serviços, como cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, são disponibilizados sem custos pelo Programa Interlegis para as casas legislativas.

Mais detalhes sobre os produtos, os cursos, a programação dos eventos e o Programa podem ser conhecidos em www.interlegis.leg.br