Pesquisa Interlegis sobre o tema será apresentada no Seminário que vai de 19 a 23/11

Como resultado do trabalho, será criado um grupo na comunidade virtual do COLAB e desenvolvida nova oficina

Em breve, servidores das áreas de arquivo e de preservação das câmaras municipais terão um canal próprio no portal colaborativo do Interlegis, o COLAB, para discutir questões de interesse com profissionais de casas legislativas de todo o país, inclusive do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Este é o resultado de uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) com a Secretaria de Gestão de Informação Documental do Senado Federal – SGIDOC, e será apresentado no Seminário “Preservação e Memória Institucional”,em que a Secretaria participará do Painel Gestão de acervos culturais. O evento foi organizado pela Câmara dos Deputados, com o apoio do Senado, e acontece desta segunda, 19, até o dia 23 de novembro, na Câmara. Outra novidade, que também surgiu no estreitamento das relações ILB e SGIDOC, é a Oficina Interlegis de Gestão do Conhecimento, que será lançada em 2019.

As ações são resultado de pesquisa que o ILB, por meio do Programa Interlegis, realizou entre os meses de setembro a outubro, junto às assembleias legislativas e câmaras municipais a fim de auxiliar a SGIDOC a traçar um panorama sobre a gestão da informação, do conhecimento e da documentação nas casas legislativas de todo o país.

Foram aproximadamente 60 perguntas visando avaliar o grau de maturidade dos participantes em ações relativas a atendimento ao cidadão, acesso à informação, preservação de acervo (museológico e arquivístico) e gerenciamento de acervo bibliográfico.

Participaram das entrevistas as assembleias de Minas Gerais, João Pessoa, São Luís, Manaus, Palmas, Vitória e Porto Alegre. O questionário também foi respondido pelas câmaras municipais do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Curitiba e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ao comentar a pesquisa, Dinamar Rocha, diretora da Secretaria, destacou o interesse dos entrevistados de participar de uma comunidade prática do COLAB, bem como seu desejo de fazer cursos específicos na área de museologia e preservação, atividade típica do Interlegis, executada por meio de suas oficinas: “Os resultados da pesquisa indicam que as assembleias respondentes têm interesse maciço em participar de uma comunidade prática do Interlegis e de atividades de capacitação sobre os temas de gestão de informação, de documentação e de conhecimento”, afirmou Dinamar. Mais de 90% disseram sim à criação do grupo no COLAB e 66% apontaram seu desejo de fazer os cursos.

A diretora da SGIDOC também frisou que a participação das casas no grupo do COLAB favorecerá a disseminação dos instrumentos técnicos, dos especialistas, das boas práticas e das metodologias das áreas nas casas legislativas, “o que militará em prol de intensificar a cooperação entre as bibliotecas e os arquivos do legislativo, com redução do retrabalho e com o uso mais eficiente dos recursos públicos”, analisou.

Outros dados levantados demonstraram que, entre os entrevistados, 90% possuem sistema informatizado de gestão arquivística e 72% possuem sistema de processo eletrônico para documentos e processos digitais. Quanto à existência de uma política de preservação de coleções, no campo referente ao tópico Biblioteca, 50% dos entrevistados disseram não ter.

 

Sobre o Seminário

O evento reunirá gestores e especialistas do Poder Legislativo e de diversas instituições públicas brasileiras custodiantes de bens culturais - como bibliotecas, arquivos e museus -, com o intuito de abrir canais de discussão técnica e científica sobre a preservação, o acesso e a fruição da memória institucional, em especial, da memória legislativa.

Serão debatidos temas como a conservação e a restauração de acervos, a educação patrimonial e a tecnologia digital. A programação inclui oficinas, minicursos e visitas guiadas às galerias, reservas técnicas e laboratórios da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).