Presidente da câmara de Betim agradece parceria com Interlegis em abertura de oficina

Edson Monteiro fala da relevância do treinamento para a vereança

 

A Oficina Interlegis sobre Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, em Betim, teve início na manhã de hoje com a presença de participantes de sete municípios. Francisco Etelvino Biondo, especialista na área e coordenador de Planejamento e Relações Públicas do ILB, dá o treinamento.

Durante a abertura, o presidente da Câmara, Edson Monteiro, explicou que o treinamento ajuda no aperfeiçoamento do mandato. “Acho importante essa capacitação, não apenas para o vereador, mas para toda a equipe, porque ela impacta na qualidade dos mandados”.

Biondo explicou que a satisfação da parceria entre Senado e câmara, que já passa de 10 anos, se dá pelo fato de a casa se mostrar receptiva aos produtos e soluções de Programa. “Temos visto esta câmara realmente melhorando a cada ano. Vemos resultados aqui”, afirmou.

Com o plenário lotado, foram mais de 70 inscrições, a ação conta com a participação de servidores de Betim, Viçosa, Curvelo, Mário Campos, Lagoa da Prata, Bom Despacho e Bonfinópolis, além de participantes do executivo local.

 

Sobre a oficina

São 15 horas-aula em que serão abordados vários temas de interesse não apenas de cerimonialistas e relações públicas, mas também de parlamentares. 

Os participantes da oficina têm na programação estudo aprofundado sobre protocolo e etiqueta; a importância do Cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; e organização de eventos.

Além de questões de comportamento, postura, convenções sociais como um todo, também são detalhadas as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais.