Treinamento capacita para o uso de ferramentas tecnológicas gratuitas

Participantes aprendem a colocar o site da câmara no ar e informatizar processo legislativo

A Câmara Municipal de Praia Grande, SP, vai ser palco de duas Oficinas Interlegis durante a semana de 03 a 07 de dezembro. Serão treinamentos destinados a servidores para capacitá-los a instalar e usar as ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O Portal Modelo permite que a casa legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Além de gratuito, ele é fácil de usar, pode ser adaptado às necessidades e ao porte de cada casa, vem com o domínio do legislativo na internet (.leg.br) e pode ser hospedado no Interlegis, que garante o suporte técnico. Além disso, garante a adesão às normas legais de transparência e acesso à informação.

Já o SAPL foi pensado para facilitar a rotina da casa: é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, também sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Da mesma forma, seu uso colabora no cumprimento das exigências da legislação atual.

Até esta quinta-feira, já havia inscritos dos municípios próximos como Cubatão, Bertioga, São Pedro e Itanhém. As Oficinas serão ministradas pelos técnicos do Interlegis JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira.

O Interlegis

O Interlegis é um Programa do Senado Federal, executado por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que, em parceria com órgãos legislativos de todo o Brasil, promove cursos de capacitação, treinamentos e palestras, além de fornecer ferramentas tecnológicas voltadas para o trabalho legislativo, transparência e responsabilidade social das casas parceiras.