Oficina de Cerimonial em Franca reúne 40 pessoas de seis cidades

Representantes da prefeitura, faculdades de Direito e outras instituições também participam

Texto publicado no site da Câmara Municipal de Franca em 08/11/2018

Por Marcos Junqueira

 

Na manhã desta quinta-feira teve sequência a Oficina Interlegis - Comportamento e Imagem Pública; Cerimonial no Ambiente Legislativo. O evento teve início nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Franca, e contou com o instrutor Francisco Etelvino Biondo, Coordenador Geral do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB. 

Estão presentes ao treinamento, que é fruto de parceria entre Câmara de Franca e Senado, representantes das Câmaras de Franca, Palmital, Osasco, Ribeirão Preto, Araçatuba e Passos. Representantes da Prefeitura de Franca, Faculdade de Direito e demais instituições, em um total de 40 pessoas, têm acompanhado as aulas. 

O objetivo da oficina, que será encerrada nesta sexta-feira, é oferecer treinamento referente a cerimonial e protocolo para deputados, vereadores e servidores do Podere Legislativo. 

O vereador e vice-presidente da Câmara, Carlinhos Petrópolis Farmácia (MDB), abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e principalmente ao instrutor, Francisco Biondo, e a Coordenadora de eventos do ILB/INTERLEGIS, Dalva Dutra.

“Tudo que fazemos na vida hoje é um aprendizado e mesmo que já estejamos na área do funcionalismo público precisamos saber cada vez mais”, disse o vereador. 

O presidente da Câmara, Donizete da Farmácia (PSDB), também enalteceu a importância do evento. “Contamos com o apoio importantíssimo do Interlegis e ILB mas, sobretudo, a parceria do senador Airton Sandoval, que viu com muito entusiasmo o fato de Franca sediar o evento”, afirmou.

Conhecimento

O primeiro dia de oficina trouxe bastante conhecimento de como o cerimonial deve se comportar nas cerimônias oficiais. A preocupação com a imagem pública foi um assunto bastante discutido durante a oficina. Os valores que precisam ser seguidos e o que fazer e o que não fazer diante de situações que surgem pelo caminho.

A oficina também trouxe momentos descontraídos, onde, através de simples dinâmica, o público presente entendia ainda mais a importância da comunicação. 

Um dos presentes ao evento, o jornalista Celso Kinder, que também atua como cerimonialista, afirmou estar honrado por participar do curso, ainda mais sendo instruído por um profissional como Francisco Biondo. “Obter todo esse conhecimento de uma pessoa que está trabalhando de perto com a esfera federal, tanto dentro do Senado como na Câmara, e também diretamente com o Poder Executivo, agrega muito para todas as pessoas que trabalham na área da comunicação e enriquece o cenário político da nossa cidade”, disse o profissional.

Para Angélica Manso, Analista Legislativa e Controladora Interna da Câmara de Franca, o primeiro dia de curso foi um grande aprendizado, tanto para quem trabalha em outro setor, como para aqueles que já estão na área de cerimonial.

“Nessa primeira parte do curso aprendemos muitas coisas, foi muito importante mesmo para quem já trabalha na área. Todo treinamento agrega conhecimento, sempre tem algo para acrescentar”, disse a servidora pública municipal.

Carlinhos Petrópolis Farmácia ressaltou também que a oficina é um grande aprendizado para todos e que deverá ser repetida em outras oportunidades. “A gente pode aprender várias coisas, principalmente como se portar no Legislativo, pois a imagem que passamos é importante e precisa ser uma imagem que repercuta de uma maneira boa e significativa”, concluiu o vereador.