Marta Suplicy fala de conquistas femininas em Oficina Interlegis de Rio Claro

Evento aconteceu nesta sexta-feira

A Câmara Municipal de Rio Claro sediou, nesta sexta-feira, dia 8, a Oficina Interlegis “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”, direcionada ao público feminino, com temas sobre saúde da mulher, violência contra a mulher, ascensão profissional, entre outros. O evento é uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro, ao qual está vinculado o Programa Interlegis, a Procuradoria Especial da Mulher e outros órgãos ligados à questão de gênero do Senado Federal e foi realizado a pedido da senadora Marta Suplicy (MDB-SP).

Participaram também da abertura dos trabalhos, além da senadora, o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Júnior, o presidente da Câmara Municipal da cidade, André Godoy, o ex-vereador Sérgio Guilherme, a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB/SP), autora da Carta das Mulheres, Dalva Dutra, representando o diretor-executivo do Interlegis, Helder Rebouças, e a representante da Procuradoria da Mulher, Rita Polli Ribeiro.   

A senadora Marta Suplicy ressaltou, em seu pronunciamento, tanto as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, como conquistas recentes, entre elas a aplicação de pelo menos 30% do fundo eleitoral para campanhas de mulheres, que devem também ter o mesmo tempo de TV e rádio na campanha eleitoral. Segundo ela, isso deverá ter um grande impacto nas eleições.

Dando como exemplo sua própria trajetória, a senadora lançou um apelo para que mais mulheres entrem na luta politica-partidária e se sintam “empoderadas”. Ela também fará uma análise da luta das mulheres na últimas décadas.

O evento também contou ainda com a palestra de Henrique Marques Ribeiro, coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, sobre dados para o aprimoramento de políticas públicas e duas oficinas. Uma sobre saúde da mulher e a outra sobre os desafios para a ascensão profissional de mulheres. 

Além disso, houve a entrega, pela vereadora Maria do Carmo Guilherme, da Carta das Mulheres, que reúne todas as reivindicações apresentadas nos eventos da Semana da Mulher, ocorridas no mês de abril, para a senadora Marta Suplicy (MDB), o prefeito João Teixeira Junior e o presidente da Câmara, vereador André Godoy (DEM). “Precisamos destacar os serviços que precisam ser feitos em prol das mulheres no município, ao contemplar temas como a autonomia de decisão, saúde, enfrentamento da violência doméstica e igualdade no mercado de trabalho”, pontuou a parlamentar.