10º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia debate Parlamento do Futuro

Interlegis espera cerca de 100 profissionais de TI para Encontro de 19 a 23; dois primeiros dias são dedicados a treinamentos

A partir de segunda-feira, 19, o prédio do Interlegis vai reunir um grande número de profissionais de Tecnologia da Informação de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas vindos de todo o Brasil. É a 10ª edição presencial do Grupo Interlegis de Tecnologia que, este ano, tem como tema “Parlamentos do Futuro”. Como há expectativa de muita participação, inclusive nos treinamentos que serão realizados simultaneamente, o Prodasen teve que ceder algumas de suas salas para estas atividades que ocorrerão segunda e terça-feira. A partir de quarta, a concentração será no auditório do Interlegis, que receberá diferentes palestrantes com temas os mais diversos.

Nas palestras, haverá debates sobre aspectos das transformações da sociedade relacionadas às novas tecnologias e seus reflexos no Parlamento. Comunicação em tempo real, interação entre sociedade e parlamento, profusão de informações e de opiniões como características desses tempos. O que inclui também como ouvir a sociedade e garantir que esta interação tenha resultado.

Por isso, a grade da programação contempla palestras como a de Sephora Lilian, do Banco do Brasil, sobre Cultura de Inovação e Futuro do Trabalho; de Gino Trentim, da Caixa Econômica Federal, sobre o Futuro do Parlamento; de Diego Cunha, do LabHacker, da Câmara dos Deputados, sobre novas experiências no Parlamento; do vereador Caio Cunha, de Mogi das Cruzes, sobre o parlamentar do futuro; de Taiane Fernandes, da Câmara de Suzano, sobre acessibilidade; de Francisco Xavier, da Câmara de Itapoá, sobre transmissões ao vivo das reuniões da Câmara com o uso de software livre – entre muitas outras.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle, juntamente com a coordenadora do Labhinova da instituição, também estarão presentes, para relatar a experiência e falar dos novos desafios que a casa deve enfrentar a partir de agora. A CLDF tem parceria com o Senado e a Câmara dos Deputados na implantação do e-Democracia, plataforma de interação entre o parlamento e a sociedade, que será objeto tanto de um treinamento especial nos primeiros dias, como de palestra.

O Grupo Interlegis de Tecnologia – GITEC – há quatorze anos congrega pessoas da área de tecnologia de casas legislativas e afins e há dez se reúne presencialmente. Será mais um momento de debate sobre Tecnologia da Informação aplicada ao Poder Legislativo, sendo que os dois primeiros dias estão reservados para treinamentos nas ferramentas Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e e-Democracia.

No ano passado, mais de 130 pessoas participaram do Encontro, com os mais diversos perfis (técnicos de TI, diretores, analistas legislativos, comunicadores, presidentes e vereadores). O Rio Grande do Sul teve a maior participação com 7 Câmaras, seguido de Minas Gerais. Outros oito Estados enviaram representantes. Na ocasião, foram discutidas soluções para problemas que várias casas legislativas enfrentam, bem como “cases”, como o da Câmara de Itapoá, em Santa Catarina, que abandonou o uso de papel no processo legislativo.