Interesse em Encontro Interlegis movimenta Câmara até em dia com ponto facultativo

Cerca de 50 pessoas participaram do evento em Betim (MG)

Mesmo com o Estado de Minas Gerais praticamente parado e todos os órgãos com ponto facultativo – devido ao movimento grevista na área de transportes -, o plenário da Câmara Municipal de Betim lotou para o Encontro Interlegis desta sexta-feira, 25/05. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas das Câmaras de Betim, Baldim, Ibirité, Joaquim de Bicas e Curvelo. O evento, com várias palestras, encerrou a semana de atividades, que contou também com a Oficina de revisão de Marcos Jurídicos.

O vereador Gilson da Autoescola ressaltou a produtividade que o Programa Interlegis leva para as casas legislativas. “Este é um trabalho que tem sido magnífico e irá trazer muitos frutos para nós e os demais participantes”, disse.

Em agradecimento, um dos representantes do Interlegis na mesa, o coordenador de Tecnologia da Informação, Sesóstris Vieira, ressaltou a boa recepção que as equipes tiveram. Esta integração, segundo ele, é justamente o trabalho que o Interlegis desenvolve há mais de 20 anos para estreitar parcerias entre o legislativo municipal e o Senado.

- É muitíssimo importante que a gente consiga fazer trocas de experiências e enriquecer o trabalho de cada um dos municípios, de cada assembleia com o trabalho que os outros estão realizando. Aprender com os acertos e equívocos de outras casas é sempre muito bom – afirmou Sesóstris Vieira.

O senador Antônio Anastasia (PSDM-MG), que intermediou a realização do evento, mas não pôde comparecer, agradeceu em vídeo a todos os presentes no Encontro.  Ele disse esperar que “os ensinamentos discutidos possam aprimorar o funcionamento da nossa democracia nas casas legislativas municipais, onde se fazem as leis que regem os nossos municípios”.

Também participaram da mesa os vereadores Professor Sidão, representando a Câmara de Joaquim de Bicas, Dimas Ramos, da Câmara de Ibirité, o presidente da Câmara de Baldim, Joel Ferreira Martins.

Além deles, estavam na mesa os representantes do Interlegis/ILB, a assistente pedagógica Telma Venturelli e o técnico legislativo Luis Fernando Pires Machado. Telma Venturelli foi também palestrante, que é da Coordenação de Ensino Superior do Instituto, abordou o tema da capacitação para o Legislativo, destacando as particularidades da questão quando se trata das casas legislativas. Já Luis Fernando, que foi também o instrutor da Oficina de Marcos Jurídicos, teve como tema “Cidade inteligente, gestão eficiente”. Sesóstris Vieira também falou um pouco mais aprofundadamente sobre a atuação do Interlegis/ILB em prol da modernização do Legislativo.