Escola do Legislativo de Rondônia mostra interesse por cursos do ILB/Interlegis

Em visita, diretores se informaram sobre EaD e Oficinas

Os cursos à distância, de planejamento estratégico (ainda em construção) e a Oficina Câmara Verde foram os temas discutidos nesta quinta-feira, 17/05, pelo diretor-geral da Escola do Legislativo de Rondônia, Isaque Machado, e o chefe Planejamento e Projetos Especiais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Mário Viggiano. Na visita, também estavam presentes a diretora administrativa da Escola, Sussuca Zuniga, e o técnico do Interlegis/ILB, Janary Nunes e Mario Viggiano.

A Escola, atualmente mudança para o prédio da Assembleia do Estado de Rondônia, quer levar mais cursos EaD para os servidores e a população. “Queremos aumentar as opções de cursos porque nossa demanda é considerável e também queremos também oferece-los para o interior”, disse a diretora. “São 52 municípios que atendemos”.

Outro ponto discutido foi sobre a possibilidade de levar Oficinas para a Escola. Um dos principais interesses é sobre o planejamento e gestão estratégica. Segundo Mario Viggiano, esse é um curso ainda em construção. Pretende se montar um plano de ensino que atenda tanto a Assembleias quanto Câmaras e que possa envolver servidores, inclusive engenheiros, área tecnológica, de planejamento, compras.

Oficina Câmara Verde

Os diretores também se interessaram pela Oficina Câmara Verde. A Oficina se propõe a habilitar as Casas a construir planos de logística sustentável a fim para adaptar suas estruturas. Mario diz que, inclusive, já existem normas obrigatórias para o Judiciário e Executivo e que logo o legislativo deverá agir da mesma forma.

Para a diretora Sussuca, a importância disto é ter a consciência de todo o resíduo que o órgão produz, de como descartar e ter a reflexão de tudo que se usa, como papéis e copos descartáveis. “Quando se tem um plano, temos a conscientização; levamos isto para o trabalho, para casa”, completou.

Logo depois da reunião, o diretor-geral e a diretora administrativa também foram à Coordenação de Capacitação, Treinamento e Ensino (COTREN), no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), para ter mais esclarecimentos quanto aos cursos à distância com a coordenadora Amanda Albuquerque.