Encontro Interlegis discute transparência e modernização em Corrente

Na região sul do Piauí, vereadores e servidores de Câmaras ouviram técnicos do Senado

Na manhã desta sexta-feira, 16/03, vereadores e servidores de Câmaras da região sul do Piauí participaram do Encontro Interlegis, evento destinado a debater temas de interesse do Legislativo. Gutão, presidente da Câmara de Corrente - anfitriã da programação que incluiu ainda Oficinas tecnológicas - participou da solenidade de abertura, juntamente com o prefeito da cidade, Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro, e seu colega de Cristalândia, Ariano Messias, além do deputado estadual B. Sá Filho.

Mais de cinquenta pessoas se reuniram para ouvir as palestras sobre modernização e transparência no Legislativo. Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis está vinculado, Francisco Biondo apresentou as ações que vem sendo desenvolvidas pela instituição ao longo dos últimos vinte anos.

Seja na área de educação, sobretudo à distância, seja na de transferência de tecnologia ou ainda de consultoria, o ILB/Interlegis atua em todo o país levando às casas legislativas produtos e serviços para melhorar sua eficiência e sua relação com o cidadão. Biondo também abordou a necessidade de atualização dos chamados Marcos Jurídicos – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara – que são dois documentos fundamentais para as Câmaras e sua relação com o Executivo local e com a população.

Já o consultor legislativo do Senado Marcos Ruben de Oliveira, atualmente coordenador-geral da Secretaria de Transparência do Senado, falou de sua experiência e dos mecanismos desenvolvidos pelo órgão, que fez com que a instituição fosse considerada uma das mais transparentes do país em diversos levantamentos.

Antes do Encontro, servidores das Câmaras de Corrente e região puderam ter uma ideia na prática do que é a ação promovida pelo Programa Interlegis, já que participaram, de segunda a quinta-feira, das Oficinas para instalação e uso do Portal Modelo para internet e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.