Em Rio do Sul (SC), 15 Câmaras se capacitam para usar o SAPL

Ferramenta desenvolvida pelo Interlegis informatiza o processo legislativo

Promovida em parceria com a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI), a Oficina Interlegis de SAPL – que promove capacitação para o uso da ferramenta que informatiza o processo legislativo – está reunindo na Câmara Municipal de Rio do Sul quinze Câmaras da região. O treinamento, que começou na segunda-feira voltado ao Portal Modelo de internet, termina nesta sexta-feira, 29/06.

São cerca de 30 servidores que estão aprendendo a instalar e utilizar a nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que agora vem com painel eletrônico e um sistema de compilação de textos. O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

Tanto o Portal Modelo, quanto o SAPL, são fornecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis, que é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o órgão de capacitação do Senado Federal. Além de gerar economia para as casas legislativas, elas podem contar com o suporte fornecido pelos técnicos do Programa.

As oficinas estão sendo ministradas pelos técnicos do Interlegis JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. Ao término do treinamento, os servidores estão aptos a utilizarem as duas ferramentas e muitas casas já podem sair dali com elas instaladas. A utilização do Portal Modelo e do SAPL garante às Câmaras total aderência às exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

Estavam presentes representantes das Câmaras de Timbó, Presidente Getúlio, Trombudo Central, Atalanta, Itapiranga, Lontras, Agronômica, Pouso Redondo, Aurora, Petrolândia, Braço do Trombudo, Rio do Oeste, Guarantã do Norte (MT) e a anfitriã, Rio do Sul.