Em Conselheiro Lafaiete, tem início oficina de SAPL

As oficinas para a versão 3.1 do Sistema começaram em março

Os treze alunos que participam da semana de oficinas tecnológicas do Interlegis em Conselheiro Lafaiete (MG) iniciaram na tarde de hoje (25/4), o treinamento para uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Os servidores vieram dos municípios de Águas Formosas, Congonhas, Lagoa Dourada, Santana do Riacho e Viçosa, além da casa anfitriã.

Adalberto Oliveira realiza o treinamento sobre o SAPL, sistema que automatiza todo o processo legislativo desde a propositura inicial de uma lei até a sanção.

No início do ano, as câmaras começaram a ser capacitadas para uso da nova versão do SAPL, a 3.1. As primeiras oficinas foram em Brasília. Na ocasião, o coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesóstris Viera, explicou que o novo sistema foi totalmente redesenhado para uma plataforma que facilita a colaboração e é aberta a incrementos. Outra vantagem é que, a partir do 3.1, não há mais necessidade de migração de uma versão do Sistema para outra, uma vez que as funcionalidades que forem desenvolvidas serão incorporadas ao sistema vigente.

O Painel Eletrônico é uma das novidades do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. A funcionalidade Textos Articulados compila proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas e permite fazer vinculações entre os documentos. Apresenta também uma linha do tempo da norma original, com suas diferentes versões.