Colorado do Oeste (RO) quer aproximar Câmara e sociedade com produtos Interlegis

Legislativo do Estado está livre da exclusão digital, mas carece de treinamento

Na manhã desta quarta-feira, 31, os vereadores Gercino Garcia e Marta Dias estiveram na sede do Interlegis, representando a Câmara Municipal de Colorado do Oeste (RO), para saber mais sobre as ferramentas disponibilizadas pelo Programa para as casas legislativas. “Nós já temos o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)  e outros produtos, mas não sabemos aproveitá-los ao máximo”, diz Gercino Garcia, que assume a presidência da Casa em janeiro de 2019. Ele afirma que seu principal objetivo é fazer uma gestão transparente e aproximar Câmara e sociedade.

A Câmara Municipal de Colorado do Oeste já tem parceria com o Interlegis: possui o SAPL, Portal Modelo e e-mail legislativo. A casa já participou também da Oficina de Marcos Jurídicos e está atualizando o Regimento Interno e Lei Orgânica. Rondônia, inclusive, é o único estado brasileiro totalmente coberto com produtos Interlegis e considerado livre de exclusão digital no Legislativo.  

O novo presidente quer agora modernizar a transmissão dos atos legislativos, que atualmente é feita de forma precária. “Antes fazíamos a transmissão pela rádio comunitária; depois passamos a fazer pelas redes sociais. Mas só temos um celular antigo e uma conexão péssima. Queremos melhorar toda a tecnologia, transmitir pelo Portal e deixar a gravação disponível também no SAPL”, diz Garcia. Ele destaca que, assim, pretende aproximar Câmara e sociedade e fomentar a transparência da casa.

Os vereadores foram recebidos pelo servidor Janary Nunes, que orientou sobre o procedimento para que a casa obtenha os treinamentos necessários e informou que todos os programas Interlegis não tem custo algum para as Câmaras. No início do próximo ano legislativo, a câmara apresentará uma solicitação ao senador do estado, requerendo o treinamento do SAPL e, ainda, a nova Oficina de Comunicação Integrada, que contribui com um diálogo mais eficiente com a sociedade.