Câmaras sergipanas encerram Oficinas Interlegis adotando novas versões de produtos

Servidores mostraram interesse também pelo e-Democracia

As Câmaras Municipais que participaram das Oficinas Interlegis realizadas durante esta semana na Câmara Municipal de Aracaju (SE) fizeram uma avaliação positiva do trabalho, que pode ser medida pela intenção em adotar as novas versões das ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo Programa.

Foram estas versões que os técnicos do Interlegis – Programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal – JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira apresentaram aos servidores das Câmaras durante estes dias. Por isso, os servidores, já capacitados, decidiram pedir a migração para as versões atualizadas tanto do Portal Modelo, quanto do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Este foi o caso, por exemplo, das Câmaras de Rosário do Catete, Malhada dos Bois e da própria Aracaju.

Os técnicos do Interlegis também fizeram demonstrações sobre o uso da ferramenta e-Democracia, desenvolvida pela Câmara dos Deputados, mas disponibilizadas para as casas legislativas pelo Interlegis. Trata-se de uma plataforma que propicia a interação dos parlamentares com a sociedade por vários canais, como audiências públicas. A Câmara de Aracaju decidiu adotar o sistema e outras ficaram de analisar.

Também participantes das oficinas, servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia tiveram uma breve explanação sobre outra ferramenta disponibilizada pelo Interlegis, que é da articulação e compilação de leis. E decidiram levar o modelo para atualizar não apenas a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Assembleia, mas também a Constituição Estadual e outras leis.