Câmara de Salvador recebe Oficina Verde do Interlegis

Atividade será aberta nesta quarta-feira (4), às 9h, pelo presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM)

Matéria publicada no site da Câmara Municipal de Salvador

 

A Oficina Interlegis: Câmara Verde – Plano de Logística Sustentável será aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), nesta quarta-feira (4), às 9h. Em parceria com o Senado Federal, a atividade será realizada através da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis até quinta-feira (5) no Centro de Cultura da Casa, que vai reunir vereadores e assessores parlamentares de todo o estado. As inscrições podem ser feitas no site: www.interlegis.leg.br/eventos. A Oficina Verde do Interlegis terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Salvador. Será possível acompanhar a atividade pelo canal aberto 61.4, Portal da Câmara (www.cms.ba.gov.br), Facebook e ainda pelo aplicativo para celular (Android e IOS) disponível nas lojas virtuais.  
“A sustentabilidade é um tema transversal, que precisa ser reforçado no dia a dia de todas as instâncias da gestão pública. Nós, do Legislativo Municipal de Salvador, estamos abertos à troca de experiências e atentos às práticas bem-sucedidas para aprimorar nossos processos em prol do uso racional dos recursos”, afirma Leo Prates. 
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara, vereadora Marta Rodrigues (PT), incentiva a participação de todos os vereadores e assessores nesse encontro. “É uma grande oportunidade para conhecer práticas já consolidadas em outras casas legislativas, discutir, aprimorar e aproveitar o que for possível no nosso dia a dia. Este é um assunto que precisa estar sempre em evidência”, diz Marta.  
O objetivo da Oficina Verde é estimular a adoção de instrumentos de gestão sustentável através do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS) nas câmaras municipais e assembleias legislativas com base na experiência do Senado Federal. O encontro busca sensibilizar as casas para a importância da responsabilidade socioambiental em atividades como compras, contratações e consumo, entre outras.

Programação

Promovida numa parceria entre a Câmara de Salvador, Interlegis, Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Senado Federal, a oficina terá duração de 15 horas e a programação inclui noções gerais de sustentabilidade, viabilidade de soluções sustentáveis e montagem de PGLS. As aulas serão ministradas pelos instrutores Danielle Abud Pereira e Mário Hermes Viggiano.
Danielle Pereira - Bióloga, especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação (UnB), doutoranda em Sustentabilidade na Administração Pública (UnB), servidora do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais, membro da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Senado Federal.
Mário Viggiano - Arquiteto formado e pós-graduado pela UnB, especialista em construções sustentáveis com diversas publicações e premiações na área. Idealizador do Programa Carbono Menos do Senado Federal. É chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais no Interlegis/ILB.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e existe desde 1997. Tem como principal objetivo fortalecer institucionalmente o Poder Legislativo brasileiro, por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação, entre as casas legislativas nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.
Sem custos para as casas parceiras, o programa disponibiliza produtos e serviços, entre cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, privilegiando o uso de sistemas que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela comunidade legislativa. 
As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmaras municipais e outras instituições conveniadas (Portal Modelo) e a automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL), entre outros.