Balanço: Encontro de Tecnologia reuniu participantes de 14 Estados no Interlegis

Eles representaram 41 Câmaras e quatro Assembleias nos debates e cursos

Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, quatorze Estados estiveram representados por 145 pessoas que, durante uma semana, participaram do 10º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), em Brasília. O balanço foi apresentado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual está vinculado o Programa Interlegis.

Este total se refere a um universo de 41 Câmaras e quatro Assembleias Legislativas (Alagoas, Amazonas, Paraíba e Rondônia), além da prefeitura de Itapoá (SC). A grande maioria era de servidores, mas havia também quatro presidentes de Câmaras e sete vereadores.

Como esperado, o grupo mais expressivo era o de servidores da área de informática, mas foi também significativa a participação de setores como comunicação, legislativo e jurídico, entre outras.

Cerca de cinquenta deles participaram, nos dois primeiros dias, dos minicursos de Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) básico e avançado e de uma ferramenta de participação mais recente, o e-Democracia. A respeito deste último – que foi desenvolvido pela Câmara dos Deputados e é oferecido pelo Interlegis para as casas legislativas, o instrutor Adalberto Oliveira comentou:

_ O EnGITEC foi um grande sucesso. Foram dias de muito aprendizado e as Câmaras vão poder levar ideias novas para implantar e levar mais transparência para os seus trabalhos. Estou certo que muitos, que só agora conheceram o e-Democracia, vão querer aderir a esta plataforma.

Segundo Adalberto, atualmente cerca de vinte casas estão usando o e-Democracia, sobretudo em audiências públicas. Mas ele acredita que o Encontro serviu, inclusive, para divulgar um pouco mais este instrumento de interação entre o parlamento e o cidadão.

Wagner Luiz é assessor de imprensa na Câmara Municipal de Bom Despacho (MG) e participou pela primeira vez do EnGITEC. Ele acredita que foi muito importante para conhecer os produtos Interlegis e levar mais transparência para sua casa, inclusive como forma de aproximar o cidadão das atividades do Poder Legislativo.

Ativa participante da organização do evento, Laís Bacilieri, da Câmara de Buritama (SP), estava muito satisfeita. “Tivemos um número grande de Câmaras, que estão cada vez mais conscientes da importância da sua participação e do uso dos produtos Interlegis”.

Fabrício Giacomini, de Constantina, Rio Grande do Sul, destacou o fato de ser da área jurídica e disse que, por isso, via no Encontro uma conotação muito especial: o aspecto colaborativo e a busca de mais transparência que, ao final, pode, inclusive, fazer com que aumente o apreço da população pelo Legislativo.