Aracaju vai receber, durante toda a próxima semana, Oficinas Interlegis

Treinamento é para o uso de ferramentas tecnológicas

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju vai ser o palco de duas Oficinas Interlegis durante a semana de 05 a 09 de novembro. Serão treinamentos destinados a servidores para capacitá-los a instalar e usar as ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

O Portal Modelo é um portal pronto para uso que permite que a casa legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Além de gratuito, ele é fácil de usar, pode ser adaptado às necessidades e ao porte de cada casa, vem com o domínio do legislativo na internet (.leg.br), pode ser hospedado no Interlegis que garante o suporte técnico. Além disso, garante a adesão às normas legais de transparência e acesso à informação.

Já o SAPL foi pensado para facilitar a rotina da casa: é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, também sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Da mesma forma, seu uso colabora no cumprimento das exigências da legislação atual.

Em Aracaju

Até esta quinta-feira, 1°/11, mais de 30 pessoas já estavam inscritas para as Oficinas, que serão ministradas pelos técnicos do Interlegis JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. Entre os inscritos, inclusive servidores que vêm de outras cidades e até de outros Estados, como Alagoas.

A Câmara de Aracaju mantém parceria antiga com o Programa Interlegis, mas os produtos muitas vezes não estavam sendo atualizados, o que deve ser sanado com esta ação.

O Interlegis

O Interlegis é um Programa do Senado Federal, executado por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que, em parceria com órgãos legislativos de todo o Brasil, promove cursos de capacitação, treinamentos e palestras, além de fornecer ferramentas tecnológicas voltadas para o trabalho legislativo, transparência e responsabilidade social das casas parceiras.