Vereadores de Santana do Amapá visitam ILB

Câmara quer ser referência em modernidade junto às casas do Estado

Três vereadores da câmara municipal de Santana – AP estiveram na sede do ILB, em Brasília, para ativar parceria com Instituto por meio de convênio com o Programa Interlegis.  O segundo maior município do Estado quer se tornar  referência em modernidade e transparência para as demais 16 câmaras de Amapá. Ficou acordado em conversa com o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças e Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, que em breve a câmara irá sediar uma oficina de revisão de marcos jurídicos.

Mais cedo os vereadores foram recebidos  pelo servidor do Instituto Janary Nunes. Na ocasião, Helena Lima, presidente da câmara, lembrou a necessidade de apresentar o Interlegis aos novos vereadores que tomaram posse no início desse ano. São nove parlamentares em primeiro mandato.  “Eles precisam conhecer soluções que ajudem na execução do trabalho parlamentar”, afirmou a vereadora. Nos próximos dias a Câmara irá ingressar com ofício solicitando a implantação das ferramentas tecnológicas SAPL e PM e a realização de oficinas de treinamento nessas ferramentas.

Os vereadores ficaram particularmente interessados na funcionalidade do SAPL que viabiliza a transmissão, ao vivo, das sessões plenárias. “Pensávamos que uma TV poderia ajudar a aproximar a câmara da população, mas a solução utilizando uma ferramenta que já está pronta e é de fácil implantação, como SAPL,  é ainda melhor”, ponderou o vereador Rarison Santiago.  O vereador Griti de Oliveira  também acompanhou a visita.