Primeiro dia de Encontro dos Legisladores Municipais em RO reúne quatrocentos vereadores

Evento conta com representantes dos 52 municípios do Estado
Primeiro dia de Encontro dos Legisladores Municipais em RO reúne quatrocentos vereadores

Foto: Marisvaldo José

 Com informações do Departamento de Comunicação da ALE/RO

O  primeiro dia 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia,  evento promovido pela Escola do Legislativo, com o apoio do ILB/Interlegis reuniu quase 400 vereadores de 52 municípios de Rondônia. Iniciado ontem  (13) e com término na tarde de hoje, os presentes ouvirão palestras e participação de outras ações para esclarecer o papel do vereador e os desafios da função.

Ao fazer o discurso de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho frisou que o objetivo do evento é o de proporcionar aos participantes acesso à informação e conhecimentos “que possam ajudar os vereadores desempenhar as suas funções com  mais qualificação.”

Para o presidente, é importante que haja troca de experiências e de conhecimentos para que os legislativos municipais se fortaleçam e ajudem as prefeituras. “A situação econômica da maioria dos municípios não é boa. Uma câmara parceira, com competência e eficiência, vai poder colaborar e muito com o crescimento da cidade”, acrescentou.

Entre as autoridades presentes estavam 11 deputados estaduais; o chefe da Casa Civil e o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, além do prefeito do município de Ji-Paraná. Na mesa de abertura estiveram também o diretor presidente da Escola do Legislativo, César Licório e o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Francisco Biondo.

Durante a manhã de hoje, os vereadores poderão ouvir Francisco Biondo, que irá tratar do Cerimonial no Ambiente Legislativo; e Luiz Fernando Pires Machado, servidor do ILB, em palestra sobre o Poder Legislativo municipal no Brasil. O presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga e o consultor do Senado, Rafael Inácio de Fraia, também farão apresentações.