ELEMA e Interlegis promovem oficina de Comportamento e Imagem Pública

Treinamento, na Assembleia Legislativa do Maranhão, acontece nos dias 30 e 31

Matéria publicada no site da Assembleia Legislativa do Maranhão,

Por Andressa Valadares/ Agência Assembleia

 

O papel do Cerimonial no ambiente Legislativo é o tema em destaque na oficina de Comportamento e Imagem Pública, que está acontecendo nesta quarta (30) e quinta-feira (31), das 9h às 18h, no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.  A qualificação é uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Interlegis, oferecendo um treinamento sobre cerimonial, protocolo e etiqueta aos profissionais que trabalham diretamente nesse segmento. A carga horária é de 18h, com certificação aos participantes.

O enfoque principal do curso é destacar a importância do cerimonial na atividade legislativa, apresentando conceitos básicos de cerimonial e protocolo, bem como os procedimentos e técnicas necessárias para o planejamento e a realização de cerimônias e eventos dentro do Poder Legislativo.

A oficina está sendo ministrada pelo instrutor Francisco Etelvino Biondo, que é coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis). “A oficina não é apenas sobre as regras do cerimonial. A gente trabalha muito a questão de comportamento, postura, das convenções sociais como um todo e, evidentemente, que é o principal em termos de cerimonial, que são as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais”, explicou.

A programação inclui temas como definições de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; fundamentos da etiqueta, do cerimonial e do protocolo; cerimonial público; entre outros pontos. “A vantagem é a gente tentar desmistificar um pouco a questão do cerimonial como uma coisa exclusiva e restrita, mas sim como um grande instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública”, ressaltou o instrutor.

Para os profissionais, a oportunidade serve para aprimorar os conhecimentos e a aplicação no dia a dia da rotina de trabalho. “É um evento que vem contribuir para essa categoria, que trabalha direcionada para eventos. Saber sobre cerimonial e protocolo, dentro desse contexto, faz toda a diferença. E nada melhor do que essa oficina, onde você pode estar aperfeiçoando os seus conhecimentos”, afirmou Nilzenir Ribeiro, que é professora de Cerimonial e Protocolo.