Boas práticas: com ajuda dos produtos Interlegis, Câmara de Itapecuru Mirim recebe até elogios do Ministério Público

Várias ações garantiram transparência à Câmara maranhense

Desde o início do ano, a Câmara Municipal de Itapecuru Mirim, município de cerca de 67 mil habitantes a 108 quilômetros da capital maranhense, São Luís, vem investindo em ações que trouxessem mais transparência ao seu trabalho. O empenho foi tal que a atual gestão chegou a receber elogios do Ministério Público. Parte disso foi possível graças ao uso das ferramentas tecnológicas disponibilizadas gratuitamente, como o Portal Modelo para internet, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que deixa ao alcance da população a atuação de seus representantes.

Luzimar Rodrigues, tecnólogo e responsável pela alimentação do site, é um entusiasta das novas medidas e conta que o acesso às informações está mais fácil, inclusive todos os projetos de lei e indicações dos vereadores, além da página no Facebook que transmite as sessões ao vivo.

Fora isso, foi criado um aplicativo para celular com informações como: perfil dos vereadores, as indicações feitas por eles, decretos legislativos, relatórios de gestão fiscal, vídeos institucionais, notícias do Legislativo e as sessões ao vivo.

Com isso, tem aumentado o interesse da população, que passou a acompanhar de perto as atividades dos seus representantes e a reivindicar ações concretas para as suas comunidades, inclusive na zona rural.

Antes da utilização destas ferramentas, a Câmara tinha inclusive sido questionada pelo Tribunal de Contas do Estado, por não estar em conformidade com as exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação. A utilização dos produtos Interlegis, como o Portal Modelo e o SAPL, preenche estas lacunas.