Assembleia Legislativa participa de programa do Interlegis para garantir presença das Câmaras na internet

Reunião em Macapá, a convite do senador Randolfe Rodrigues, discutiu cronograma de implantação de portais

Matéria publicada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá:

 

Durante a manhã desta segunda-feira (5), a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Roseli Matos e representantes das câmaras de vereadores de Macapá e Santana, estiveram reunidos na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Macapá com o senador Randolfe Rodrigues (REDE) e com coordenador de formação e atendimento à comunidade, do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, para colocar em prática no Estado, um programa que poderá favorecer as câmaras municipais que não têm site na internet.

 

Durante o encontro foi criado um Grupo de Trabalho Executivo (GTE), para programar a implantação da internet nas câmaras municipais, através do Senado Federal, que será concluído com a assinatura do convênio entre o Interlegis, Câmara de Macapá e Assembleia Legislativa.
De acordo com o convênio, serão criados laboratórios nos municípios para discutir a reformulação das leis orgânicas e regimentos internos das câmaras de vereadores.

 

"Quando assumi a presidência da casa, descobri alguns erros no regimento interno", comentou a presidente do legislativo municipal de Santana, vereadora professora Helena Lima (PRB), mostrando interesse em implantar o modelo de interlegis na câmara do município.

Um levantamento do Interlegis, feito no primeiro semestre de 2017, mostra que 49,2% das câmaras municipais não têm site próprio na internet - são mais de 70% na região Norte, 63% no Nordeste, 40% no Centro-Oeste e 38% nas regiões Sul e Sudeste.

 

No Estado do Amapá, o levantamento da situação dos portais de internet e do sistema de apoio ao processo Legislativo, indica que 70% das câmaras não dispõem dessa ferramenta essencial para o processo de transparência. "Este é o desafio, mudar essa realidade até o próximo ano", frisou o senador, Randolfe Rodrigues.
Para a deputada Roseli Matos (PP), o trabalho em parceria com o Interlegis e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio da Escola do Legislativo do Amapá, viabiliza condições para trabalhar essa integração das câmaras através da rede de internet. "Nossa meta é estreitar ainda mais essa cooperação, para que no segundo semestre, possamos realizar oficinas, colocar o Amapá na rede de internet, e contribuir com a transparência dos legislativos municipais", destacou a deputada que estava acompanhada da diretora da Escola do Legislativo, Wilca Costa.

 

O Interlegis foi criado há 20 anos, por intermédio de uma parceria entre a União, o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de promover a modernização e a integração do Legislativo em suas três esferas. Dessa forma, o programa desenvolve produtos de tecnologia, treinamento, capacitação e consultoria, sem qualquer custo para as casas legislativas. "Uma das propostas do Interlegis é tornar os legislativos mais integrados, e isso necessariamente passa pela presença na rede mundial de computadores", destacou o coordenador de formação e atendimento à comunidade, do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, que frisou, que para atender esse público, foi desenvolvido um portal modelo, que possibilitará a apresentação do legislativo municipal à população.

O pacote inclui serviços tecnológicos e ferramentas, no qual o site, será desenvolvido e disponibilizado para as câmara que irá fazer sua atualização e até customização. Oferece ainda hospedagem no centro de dados do Interlegis, para evitar despesas com equipamento e manutenção, além de domínio para identificação do endereço legislativo na internet.

 

Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho (PROS); os vereadores da REDE, professor Rodrigo e Nelson Souza; Rinaldo Martins (PSOL); além dos coordenadores de informática da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Macapá.,

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM