Oficina Interlegis de Cerimonial no Acre tem início com bom público

Participam servidores da Assembleia, de várias Câmaras e instituições

O curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo oferecido pelo Programa Interlegis não atraiu apenas servidores da Assembleia e de Câmaras acreanas. Até mesmo o presidente de uma delas, Antônio Matos da Silva, da Câmara Municipal de Rodrigues Alves, decidiu participar da atividade, para a qual se inscreveram mais de 60 pessoas. Também representantes de entidades e associações se interessaram pelo tema e estão acompanhando a oficina, que é ministrada pelo Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Programa Interlegis, Francisco Biondo.

O curso é promovido pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal, e pela Escola do Legislativo da Assembleia do Estado do Acre, de 16 a 18 de agosto.

Especialista no tema - responsável inclusive pela organização de cerimônias de posses presidenciais ocorridas no Congresso Nacional -, Francisco Biondo aborda questões que são úteis no dia a dia de uma casa legislativa, mas também em ocasiões especiais, como a posse de prefeitos e vereadores que serão eleitos no segundo semestre deste ano.

Segundo Biondo, "o curso tem por objetivo fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância do cerimonial; entender os fundamentos dos conceitos de cerimonial, protocolo e etiqueta; saber empregar a precedência nas diversas situações oficiais; saber o uso e o emprego correto dos símbolos nacionais, estaduais e municipais; bem como compreender a dinâmica da organização de eventos."