ILB disponibiliza Relatório de Atividades de 2015

 Já está disponível na internet  o Relatório de Atividades de 2015 do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que também está sendo entregue aos senadores. O balanço, com 26 páginas e tiragem de 3000 exemplares, apresenta os números e os resultados relativos às duas principais linhas de ação do Instituto: a Escola de Governo e o Programa Interlegis.

 O ILB/Escola encerrou 2015 com a emissão de 81.746 certificados nos cursos a distância. Os treinamentos presenciais atenderam cerca de 600 pessoas e os cursos de pós-graduação (exclusivos para servidores do Senado) formaram 130 alunos.

Por meio do Programa Interlegis, ocorreram 17 oficinas de Portal Modelo e SAPL e cinco de revisão e atualização de  Marcos Jurídicos (Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal), beneficiando 155 casas legislativas, nas quais mais de 550 servidores receberam treinamento. Houve ainda dez Encontros Interlegis, reuniões de caráter institucional, em geral com a participação de senadores e consultores do Senado, em que são discutidos temas de interesse regional e do Legislativo. Neles, registrou-se a participação de mais de 100 Câmaras e Assembleias  e mil participantes.

 De acordo com o relatório, pelo menos 60 casas de 23 estados e do Distrito Federal  visitaram a sede do ILB para conhecer Programa Interlegis e assinar convênios.  O material traz, ainda, tabelas de implantação e uso dos principais produtos tecnológicos do Interlegis como Portal Modelo para internet,  o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e adoção do domínio . leg.br em cada estado. 

 O Relatório está sendo distribuído em todo o Senado – iniciando pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) e pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), 1º Secretário do Senado e Diretor Nacional do Programa Interlegis. O senador reforçou a valiosa contribuição que o ILB tem dado para o fortalecimento do Poder Legislativo no País por meio da Escola e do Programa Interlegis: "Como escola de governo do Senado Federal, a atuação do ILB na produção e disseminação de conteúdos legislativos reforça o papel institucional desta Casa e a aproxima das assembleias estaduais e câmaras municipais por intermédio do Programa Interlegis, promovendo a integração do parlamento nas três esferas federativas".

Sobre o balanço, Vicentinho registrou que ao apresentar o relatório de atividades de 2015  que também está sendo entregue para as  Assembleias Legislativas, as Câmaras Municipais, as Escolas do Legislativo e os representantes Interlegis nos Estados, "o ILB presta contas dos relevantes serviços prestados pelo órgão e reafirma o compromisso com a valorização do Poder Legislativo como pilar da democracia e da cidadania". 

 

Para ler a íntegra do material, clique aqui.