Deputado federal Marcos Reategui vem ao Interlegis para tratar de oficina tecnológica no Amapá

A oficina irá atender aos interesses das 16 câmaras do Estado

 

O deputado federal Marcos Reategui (PSC-AP), acompanhado de servidores da Assembleia Legislativa do Amapá, esteve nessa manhã (25/2) na sede do Interlegis para tomar providências para a realização de uma oficina de treinamento para uso das ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) . Ele foi recebido pela diretora-executiva do ILB, Elga Lopes e pelos servidores Janary Nunes e Margarete Silva.

O Amapá foi um dos últimos estados brasileiros a contar com serviços de internet. Ao assistir a uma explanação sobre o  Programa Interlegis e sua proposta de auxiliar Câmaras e Assembleias legislativas a alcançarem os objetivos previstos em lei de dar maior publicidade aos atos, por meio do Portal Modelo, o deputado  afirmou que a parceria com o ILB/Interlegis irá levar um “presente de cidadania” para o povo amapaense. O Portal Modelo é a ferramenta que permite a criação de sites para casas legislativas.

Ainda sobre a o Programa, ele disse ser uma iniciativa merecedora de ser seguida pelos outros Poderes. Ressaltou também ações voltadas à transparência e publicidade dos atos com vistas a atender aos interesses da população é algo com o qual ele pretende se envolver ainda mais, estreitando o seu relacionamento com o Interlegis.

Elga Lopes, diretora-executiva do ILB, ao explanar sobre o Interlegis, explicou se tratar de um Programa de Estado, gerido pelo Senado Federal, que oferece economia de escala com os produtos de tecnologia que levam a sua rubrica e dá aos participantes oportunidades de capacitação e troca de experiências por meio de suas comunidades virtuais.

Em breve, a data para a realização da oficina será acertada. A Assembleia espera reunir todas as 16 câmaras da região, além de retomar as atividades da Escola do Legislativo.