Interlegis promove oficinas de tecnologia legislativa em Campina Grande e Patos (PB)

Senador Cássio Cunha Lima participa dos eventos

 

De 24 a 28 de novembro, em Patos, e de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande, equipes do Programa Interlegis vão estar na Paraíba em oficinas de treinamento para servidores de Câmaras Municipais que ainda não possuem portal de internet e informatização do processo legislativo. O Interlegis oferece gratuitamente as duas ferramentas – o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – e o curso para sua implantação.

O treinamento foi programado a pedido do senador Cássio Cunha Lima, preocupado com o quadro de exclusão digital apontado por um levantamento feito por técnicos do Interlegis no início do ano. Segundo esta pesquisa, 73% das Câmaras Municipais da Paraíba não possuíam presença na internet. Ou seja, apenas 27% têm site e, portanto, estão em condições de atender às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Além da questão legal, estas ferramentas possibilitam maior interação entre as Câmaras, os vereadores e a população. O Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.

Cunha Lima vai estar presente no encerramento da oficina de Patos, no dia 28, e na abertura do evento em Campina Grande, no dia 1º.

Programação

A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para seus colegas de Câmaras vizinhas.

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.

Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-patos-pb

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-campina-grande-pb

Luciano Quintans
Luciano Quintans disse:
24/11/2014 18h30
Qual o local de abertura em cg?
Comentários foram desativados.