Câmara Municipal de Caçapava do Sul assina convênio com Interlegis

Cidade pode ser polo multiplicador das ações do Programa na região da Campanha Gaúcha

O presidente da Câmara Municipal de Caçapava do sul (RS), Peter Linhares, e a diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, assinaram nesta quarta-feira convênio que garante à casa legislativa acesso aos produtos tecnológicos e serviços de modernização legislativa oferecidos pelo Programa. A Câmara de Caçapava do Sul tem interesse especial no Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que é oferecido gratuitamente e tem o objetivo de informatizar os processos dentro das casas legislativas.

Os vereadores de Caçapava do Sul já solicitaram ao Interlegis, por intermédio da senadora Ana Amélia, a realização de oficinas de treinamento na cidade, que seriam compartilhadas com outras Câmaras da região, conhecida como “Campanha” gaúcha. O processo está em andamento e é possível que as oficinas aconteçam em setembro.

O coordenador de Planejamento e Fomento do Interlegis, Armando Nascimento, explicou que uma nova versão do SAPL, mais moderna e atualizada, está em desenvolvimento e deve ficar pronta ainda em agosto. Ele também ofereceu o Portal Modelo para internet, outra ferramenta  desenvolvida pelo Interlegis para as casas legislativas, que podem adaptá-lo às suas necessidades e ainda hospedá-lo no datacenter do Programa sem qualquer custo. O vereador Peter Linhares, no entanto, esclareceu que a Câmara tem o seu próprio portal, que foi reformulado e será divulgado na próxima semana, com versão para smartphone e recursos de acessibilidade.

A iniciativa foi elogiada pela chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais do Interlegis/ILB, Patrícia Boureau, que lembrou a situação do Rio Grande do Sul, em que 39% das Câmaras ainda não possuem portal na internet. O vereador Luís Fernando Torres, também integrante da comitiva de Caçapava do Sul, disse que vai apresentar os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis na próxima reunião da Associação dos Vereadores da Região da Campanha (AVERCAMP), da qual é presidente, que reúne sete cidades. Ele também pretende convidar todos eles a participarem das oficinas que serão realizadas.

O convênio, que ainda será chancelado pelo Primeiro Secretário do Senado, Flexa Ribeiro, prevê intercâmbio de técnicas, de conhecimento e de programas e a realização de ações conjuntas para a capacitação e modernização do legislativo municipal.