Interlegis participou do Fórum Internacional de Software Livre

Analista de Sistemas do Interlegis falou sobre a experiência do Programa
Interlegis participou do Fórum Internacional de Software Livre

Foto da apresentação durante o FISL 15

Jean Ferri, servidor da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN) do Interlegis/ILB foi um dos palestrantes da 15ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que reuniu milhares de pessoas de 07 a 10 de maio, em Porto Alegre.

Jean falou sobre “Ecossistema de Colaboração no Governo: O caso do Legislativo”, abordando o caso do Interlegis que, há mais de 16 anos iniciou sua missão de modernizar e integrar o legislativo brasileiro e optou por caminhos que foram inspirados nas comunidades de software livre, mas adaptados ao ecossistema do governo.

Ele explorou as técnicas e ferramentas que foram usadas, as situações vivenciadas, o que deu certo e errado, e o ambiente Colab que foi desenvolvido para sustentar as comunidades de prática e utiliza tecnologias como Diazo, Solr, Mozilla Persona, Django, entre outras. Veja os slides da apresentação.

Jean é bacharel em Informática (Análise de Sistemas) e Pós-Graduado em Software Livre (Segurança de Redes). Analista de Sistemas do Programa Interlegis (Senado Federal) desde julho de 2004, atuando no desenvolvimento dos sistemas para a comunidade do legislativo e entusiasta dessa comunidade.