Vereadores de Espera Feliz visitam o Projeto Jovem Senador

Com informações da Coordenação de Relações Públicas

O Projeto Jovem Senador, representado pela diretora da Coordenação de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, e da coordenadora de Eventos, Márcia Yamaguti, recebeu no último dia 1º de abril, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz-MG, Gilmar Augusto de Oliveira, e os vereadores Eluízio Bilheiro Ferreira e Altamiro Nogueira Neves.

Os representantes do município mineiro queriam conhecer pessoalmente o Programa Senado Jovem Brasileiro e os dois projetos nele inseridos: o Concurso de Redação do Senado Federal e o Projeto Jovem Senador, além de se familiarizarem com seus aspectos operacionais.

O município de Espera Feliz, no Estado de Minas Gerais, realiza anualmente um projeto semelhante intitulado Jovem Vereador que conta com a participação de três escolas municipais que selecionam, cada uma, 11 estudantes para atuarem como "jovens vereadores". A cada edição é eleito um tema e neste ano será “A melhor idade”.

O Jovem Vereador é realizado em parceria com universidades e os alunos selecionados também atuam em outro projeto de educação política, chamado Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa do Estado com a PUC de Minas. Nesse projeto, alunos do curso de Direito são treinados para atuarem como monitores, permitindo que os jovens possam apresentar propostas de lei. Em 2013, o Parlamento Jovem envolveu mais de 800 estudantes de nível médio e 100 monitores.

O programa já conseguiu permitir que três leis surgidas e desenvolvidas naquele ambiente fossem aprovadas. Para Márcia Yamaguti, o momento representou uma troca de experiências importante, pois as duas iniciativas convergem para um objetivo: promover a educação política dos jovens e incentivar a participação cidadã”.

Ainda este ano, o presidente Gilmar de Oliveira pretende trazer para Brasília três dos jovens vereadores da edição de 2014 para conhecerem o trabalho dos jovens senadores, na qualidade de ouvintes. Segundo Andréa Valente, “são ações voltadas para a prática e a reflexão política que permitem ao jovem compreender a real dimensão da democracia e o valor da sua participação ativa”.

Sobre o Jovem Senador

Em breve, mais de 18 mil kits serão distribuídos para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio do país e o Projeto espera contar com a mobilização de mais de 213 mil jovens estudantes superando o número de 77 mil redações inscritas em 2013.

 

 

 

 

Projeto Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal