Professor da Nasa fala sobre o impacto das novas tecnologias nas futuras gerações

José Luis Cordeiro afirma que as inovações serão um benefício para a humanidade.
Professor da Nasa fala sobre o impacto das novas tecnologias nas futuras gerações

José Luis Cordeiro

A sede do Programa Interlegis foi palco nesta manhã, 2/4, da palestra do professor e cientista José Luis Cordeiro, professor pela Singurality University, instituição fundada pela Nasa em parceria com o Google, em 2009.

O palestrante apresentou um painel sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas em um futuro próximo. Ao explicar o termo singularidade tecnológica, que exprime o momento em que a inteligência artificial irá se equiparar à inteligência humana, o professor apresentou a previsão de acordo com a qual até o ano de 2045 esta equivalência já terá ocorrido, para depois, de forma irrefreável, superá-la. Otimista em relação aos benefícios deste avanço, o professor apresentou inúmeras experiências que estão ocorrendo nos EUA, União Europeia, Índia e Singapura, entre outros, que irão, de acordo com ele “contribuir para a melhora da condição humana em nível global”.

Cordeiro destacou entre as possibilidades de conquistas possíveis graças aos avanços tecnológicos nas próximas décadas as mutações genéticas, que irão ocorrer a partir do redesenho do genoma humano a fim de diminuir a predisposição a determinadas doenças; a clonagem, como recurso para a substituição ou tratamento de órgãos doentes; o cérebro artificial; a "cura" do envelhecimento e outras ideias que embora pareçam ficção, poderão ser fato no futuro próximo. “A ficção de hoje é a realidade de amanhã”, garantiu o professor.

Na plateia, o Senador Cristóvam Buarque, que assistiu a apresentação, fez suas perguntas ao palestrante e mostrou sua inquietação no que tange ao aspecto economicamente restritivo dos avanços apresentados. Em resposta ao Senador, o professor explicou que em muitos casos já seria possível estimar a redução de custos para se utilizar determinados recursos tecnológicos e relembrou o exemplo do primeiro mapa de genoma humano, pronto em 2003, que custou um bilhão de dólares  e em 2020, poderá ser feito por 100 dólares.

Por fim, José Luis Cordeiro, encerrou sua apresentação explicando o desenho chinês para a palavra crise: dois grafemas que podem ser traduzidos como perigo e oportunidade. “Estamos vivendo os tempos mais incríveis da história da humanidade. Há, de fato, muitos perigos, mas as oportunidades são ainda mais espetaculares”.

A palestra foi promovida pelo Sindilegis e contou, além do Senador, com a presença da diretora adjunta do Senado, Ilana Trombka.

Sobre o palestrante

O conferencista José Luis Cordeiro se auto-intitula cidadão global (tem três cidadanias: venezuelana/espanhola/americana). É professor fundador e conselheiro da Advisor Energia e professor da Faculdade de Pesquisa Singularity University da Nasa, situada no Vale do Silício, nos EUA. Cordeiro também é diretor pela Venezuela do Projeto Milênio e pesquisador visitante do Instituto de Economias em Desenvolvimento, em Tóquio, no Japão. É também escritor.

Assista à Palestra