Estado do Amapá é representado em visita ao Interlegis

 

As vereadoras Edna Auzier, da Câmara Municipal de Macapá e Aline Gurgel, presidente da União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (Uveap) , acompanhadas da presidente da Associação dos Municípios do Estado (Ameap), Euricélia Cardoso, estiveram na manhã desta quinta-feira, 24/4, na sede do Interlegis a fim de entregar ofício solicitando parceria com o Programa.

O documento, assinado pela presidente da Uveap, demonstrou o interesse do Estado, uma vez que 14 das 16 câmaras do Amapá integram a União, em realizar ações conjuntas com o Interlegis. A presidente explicou o motivo: “A grande maioria dos 166 atuais vereadores estão em seu primeiro mandato. Percebemos a grande necessidade de oferecer a eles informação sobre o seu verdadeiro papel e sabemos que podemos contar com o Interlegis no alcance deste objetivo.” Já a presidente Euricélia Cardoso destacou a necessidade de atualização dos documentos normativos das câmaras e municípios de modo geral e disse contar com o apoio do Programa e sua conhecida experiência neste assunto.

As representantes do Estado amapaense foram recebidas pelo servidor Janary Nunes e pelo coordenador de Planejamento e Fomento Armando Nascimento. Armando ressaltou a urgência de se colocar definitivamente o Estado na Internet. Ele explicou o baixo número de câmaras na região com portal em funcionamento e explicou as facilidades e vantagens do Portal Modelo. A presidente da Uveap saiu determinada a solicitar também uma oficina sobre a ferramenta que possibilita a hospedagem dos portais legislativos das câmaras no próprio Interlegis.

Ao final elas receberam exemplares dos manuais “Funcionamento do Poder Legislativo Municipal” e “Orientações e sugestões para cerimônias de posse.” No período da tarde, o encontro marcado foi com o Diretor Nacional do Programa Interlegis, o Senador Flexa Ribeiro.