Câmara de Campinas inaugura Escola do Legislativo com cursos do Interlegis, nesta quarta-feira, 9

Diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, vai participar da solenidade

A Escola do Legislativo de Campinas (ELECAMP) será inaugurada nesta quarta-feira, dia 9. Como parceiro da Câmara Municipal da cidade desde 2005, o Interlegis terá papel relevante na solenidade, quando será representado pelo diretor-geral do Senado Federal, Helder Rebouças. Em seguida, marcando o início dos trabalhos na Elecamp, dois cursos ministrados por servidores do Interlegis serão realizados: Cerimonial e Redação Legislativa.

Veja mais informações na matéria publicada no site da Câmara de Campinas:

 

A Câmara Municipal inaugura nesta quarta-feira (09/04), a partir das 10 horas, a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) . Desenvolvida em parceria com o Senado Federal - por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – a Elecamp terá como missão oferecer cursos de capacitação e qualificação a servidores do legislativo e órgãos conveniados.

 

A escola vai contar com cursos e oficinas de capacitação técnica para atender demandas internas como as que tratam do Regimento Interno da Casa ou a Lei Orgânica do Município, mas não se restringirá a isso. Serão ministrados cursos sobre Lei Responsabilidade Fiscal, Orçamento Público, legislação urbanística, elaboração, gestão e fiscalização de contratos administrativos e outros assuntos que afetam diretamente o processo legislativo e que poderão melhorar o desempenho parlamentar.

A Elecamp vai oferecer cursos presenciais, à distancia e por videoconferência e serão realizados no prédio anexo à biblioteca e também no Plenarinho. Os cursos serão abertos a todos os servidores do legislativo – inclusive de outras câmara municipais, sejam elas da região metropolitana ou não.

Os cursos serão gratuitos e não vão gerar custos para a Câmara, já que os professores integram o Programa Interlegis – uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro com o Banco Internamericano de Desenvolvimento (BID) – e que é considerado o maior programa de modernização e integração do legislativa em todo o mundo.

O presidente da Câmara, vereador Campos Filho (DEM) , explica que a criação da Escola é um das mais importantes etapas do processo de reestruturação administrativa pelo qual vem passando a Câmara nos últimos anos. “Com a ajuda dos vereadores, conseguimos aprovar uma ampla reforma administrativa já que a atual estrutura estava completamente defasada. Mas essa reforma não estaria completa se não oferecêssemos a devida qualificação ao servidor”, argumentou o presidente.

“Temos a confiança que a escola vai preparar melhor o servidor e provocar um salto de qualidade no serviço que a Câmara presta hoje à população de Campinas”, acrescentou o presidente.

Para oferecimento de cursos, a escola poderá firmar convênios também com órgãos como o Tribunal de Contas e Ministério Público ou instituições como universidades públicas, como explica a servidora Kátia Marchese, a responsável pelo programa de modernização da Câmara de Campinas.

A solenidade de inauguração da Elecamp vai contar com a participação do diretor geral do Senado Federal, Hélder Rebouças, o presidente da Associação Brasileira do Legislativo e Contas – ABEL, Florian Augusto Coutinho Madruga, além do presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira (Valinhos).

Os primeiros cursos presenciais que serão oferecidos pela Elecamp são os de Cerimonial e Redação Legislativa com professores do Senado Federal.

 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas