Abril

04

Professor da Nasa fala sobre o impacto das novas tecnologias nas futuras gerações

José Luis Cordeiro afirma que as inovações serão um benefício para a humanidade.
Professor da Nasa fala sobre o impacto das novas tecnologias nas futuras gerações

José Luis Cordeiro

A sede do Programa Interlegis foi palco nesta manhã, 2/4, da palestra do professor e cientista José Luis Cordeiro, professor pela Singurality University, instituição fundada pela Nasa em parceria com o Google, em 2009.

O palestrante apresentou um painel sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas em um futuro próximo. Ao explicar o termo singularidade tecnológica, que exprime o momento em que a inteligência artificial irá se equiparar à inteligência humana, o professor apresentou a previsão de acordo com a qual até o ano de 2045 esta equivalência já terá ocorrido, para depois, de forma irrefreável, superá-la. Otimista em relação aos benefícios deste avanço, o professor apresentou inúmeras experiências que estão ocorrendo nos EUA, União Europeia, Índia e Singapura, entre outros, que irão, de acordo com ele “contribuir para a melhora da condição humana em nível global”.

Cordeiro destacou entre as possibilidades de conquistas possíveis graças aos avanços tecnológicos nas próximas décadas as mutações genéticas, que irão ocorrer a partir do redesenho do genoma humano a fim de diminuir a predisposição a determinadas doenças; a clonagem, como recurso para a substituição ou tratamento de órgãos doentes; o cérebro artificial; a "cura" do envelhecimento e outras ideias que embora pareçam ficção, poderão ser fato no futuro próximo. “A ficção de hoje é a realidade de amanhã”, garantiu o professor.

Na plateia, o Senador Cristóvam Buarque, que assistiu a apresentação, fez suas perguntas ao palestrante e mostrou sua inquietação no que tange ao aspecto economicamente restritivo dos avanços apresentados. Em resposta ao Senador, o professor explicou que em muitos casos já seria possível estimar a redução de custos para se utilizar determinados recursos tecnológicos e relembrou o exemplo do primeiro mapa de genoma humano, pronto em 2003, que custou um bilhão de dólares  e em 2020, poderá ser feito por 100 dólares.

Por fim, José Luis Cordeiro, encerrou sua apresentação explicando o desenho chinês para a palavra crise: dois grafemas que podem ser traduzidos como perigo e oportunidade. “Estamos vivendo os tempos mais incríveis da história da humanidade. Há, de fato, muitos perigos, mas as oportunidades são ainda mais espetaculares”.

A palestra foi promovida pelo Sindilegis e contou, além do Senador, com a presença da diretora adjunta do Senado, Ilana Trombka.

Sobre o palestrante

O conferencista José Luis Cordeiro se auto-intitula cidadão global (tem três cidadanias: venezuelana/espanhola/americana). É professor fundador e conselheiro da Advisor Energia e professor da Faculdade de Pesquisa Singularity University da Nasa, situada no Vale do Silício, nos EUA. Cordeiro também é diretor pela Venezuela do Projeto Milênio e pesquisador visitante do Instituto de Economias em Desenvolvimento, em Tóquio, no Japão. É também escritor.

Assista à Palestra

 

Vereador de Brasilândia de Goiás visita Interlegis e conhece os produtos do Programa

O vereador Clinton Júnior Guimarães Rocha, da Câmara Municipal de Brasilândia de Goiás, acompanhado do assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, Humberto Peres Ferreira, estiveram na sede do Interlegis nesta quarta, 2/4, para conhecer o Programa.

Foram recebidos pelo servidor Higino Vieira, que explicou como o Interlegis atua junto às  câmaras municipais de todo o país por meio de consultorias, oficinas e o oferecimento de seus produtos tecnológicos. Após receber uma biblioteca básica, o vereador disse estar ciente da necessidade de modernizar a Câmara e irá voltar para o município ciente que o Interlegis pode ser um grande parceiro na tarefa.

Oficinas Interlegis continuam com palestra sobre Webjornalismo Legislativo

Objetivo foi apresentar aos treinandos técnicas modernas de produção, redação e publicação de notícias no ambiente do Portal Modelo
Oficinas Interlegis continuam com palestra sobre Webjornalismo Legislativo

PAlestra sobre Webjornalismo Legislativo no Interlegis - 02/04/2014

A palestra foi feita pelo jornalista do Senado, Luiz Carlos Santana de Freitas, mestre em Comunicação Social, em 2/04, dentro da programação das oficinas tecnólogicas do Interlegis, que vão até esta sexta-feira, 4/04, na sede do Programa em Brasília.

Segundo os organizadores do treinamento, além de conhecerem aplicarem os aspectos técnicos do Portal Modelo, era importante fornecer aos participantes subsídios técnicos e práticos para alimentação do portal com notícias bem estruturas e produzidas conforme as mais modernas técnicas, no contexto da atividade político-parlamentar.

Freitas tem uma larga experiência na pesquisa e na atuação em veículos legislativos no Senado e repassou aos treinandos as principais características do Webjornalismo Legislativo, especialmente o caráter público e pluralista que deve permear todo o processo de produção das notícias sobre os atos e fatos que ocorrem no ambiente legislativo.

Além de tomar conhecimento dos conceitos que norteiam o trabalho de divulgar material jornalístico em uma casa legislativa, os colegas das Câmaras participantes receberam dicas e orientações para fazerem uma comunicação eficaz e responsável, no sentido de melhorar a interlocução entre a comunidade e o Poder Legislativo.

2ª Mobilização Nacional dos Vereadores em Brasília tem apoio do Interlegis

Vereadores de todo o país estarão em Brasília de 6 a 8 de maio, para discutirem questões de interesse comum

.

Veja detalhes do evento, AQUI.

Presidente de câmara paranaense participa das oficinas tecnológicas do Interlegis

Gedson Parucci Félix, de Santo Antônio do Paraíso, defende que os vereadores devem buscam capacitação para melhorar a eficiência das Casas
Presidente de câmara paranaense participa das oficinas tecnológicas do Interlegis

Vereadores de Santo Antônio do Paraíso com diretor e assessor do Interlegis

Além do presidente Gedson Parucci Félix, o vereador Marco Antônio Domingues também participou das oficinas de Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), oferecida de 31/03 a 04/04, na sede do Interlegis, em Brasília.

A Câmara de Santo Antônio do Paraíso já é parceira do Programa e usa seus produtos tecnológicos.

- Mandamos uma funcionária fazer as oficinas no ano passado. Passamos a usar o Portal Modelo e o SAPL, além do domínio .leg. Neste ano, resolvemos vir pessoalmente para aprimorar ainda mais o uso das ferramentas, que têm sido muito úteis no nosso trabalho diário, explicou Félix.

Câmara de Campinas inaugura Escola do Legislativo com cursos do Interlegis, nesta quarta-feira, 9

Diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, vai participar da solenidade

A Escola do Legislativo de Campinas (ELECAMP) será inaugurada nesta quarta-feira, dia 9. Como parceiro da Câmara Municipal da cidade desde 2005, o Interlegis terá papel relevante na solenidade, quando será representado pelo diretor-geral do Senado Federal, Helder Rebouças. Em seguida, marcando o início dos trabalhos na Elecamp, dois cursos ministrados por servidores do Interlegis serão realizados: Cerimonial e Redação Legislativa.

Veja mais informações na matéria publicada no site da Câmara de Campinas:

 

A Câmara Municipal inaugura nesta quarta-feira (09/04), a partir das 10 horas, a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) . Desenvolvida em parceria com o Senado Federal - por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – a Elecamp terá como missão oferecer cursos de capacitação e qualificação a servidores do legislativo e órgãos conveniados.

 

A escola vai contar com cursos e oficinas de capacitação técnica para atender demandas internas como as que tratam do Regimento Interno da Casa ou a Lei Orgânica do Município, mas não se restringirá a isso. Serão ministrados cursos sobre Lei Responsabilidade Fiscal, Orçamento Público, legislação urbanística, elaboração, gestão e fiscalização de contratos administrativos e outros assuntos que afetam diretamente o processo legislativo e que poderão melhorar o desempenho parlamentar.

A Elecamp vai oferecer cursos presenciais, à distancia e por videoconferência e serão realizados no prédio anexo à biblioteca e também no Plenarinho. Os cursos serão abertos a todos os servidores do legislativo – inclusive de outras câmara municipais, sejam elas da região metropolitana ou não.

Os cursos serão gratuitos e não vão gerar custos para a Câmara, já que os professores integram o Programa Interlegis – uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro com o Banco Internamericano de Desenvolvimento (BID) – e que é considerado o maior programa de modernização e integração do legislativa em todo o mundo.

O presidente da Câmara, vereador Campos Filho (DEM) , explica que a criação da Escola é um das mais importantes etapas do processo de reestruturação administrativa pelo qual vem passando a Câmara nos últimos anos. “Com a ajuda dos vereadores, conseguimos aprovar uma ampla reforma administrativa já que a atual estrutura estava completamente defasada. Mas essa reforma não estaria completa se não oferecêssemos a devida qualificação ao servidor”, argumentou o presidente.

“Temos a confiança que a escola vai preparar melhor o servidor e provocar um salto de qualidade no serviço que a Câmara presta hoje à população de Campinas”, acrescentou o presidente.

Para oferecimento de cursos, a escola poderá firmar convênios também com órgãos como o Tribunal de Contas e Ministério Público ou instituições como universidades públicas, como explica a servidora Kátia Marchese, a responsável pelo programa de modernização da Câmara de Campinas.

A solenidade de inauguração da Elecamp vai contar com a participação do diretor geral do Senado Federal, Hélder Rebouças, o presidente da Associação Brasileira do Legislativo e Contas – ABEL, Florian Augusto Coutinho Madruga, além do presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira (Valinhos).

Os primeiros cursos presenciais que serão oferecidos pela Elecamp são os de Cerimonial e Redação Legislativa com professores do Senado Federal.

 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas


Inscrições para o curso "Gênero e Atuação Legislativa”, da Câmara dos Deputados, vão até dia 10/4

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados abriu inscrições para o curso a distância "Gênero e Atuação Legislativa", que tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os atores políticos para os temas de gênero e direitos das mulheres, assim como chamar a atenção para os impactos que as desigualdades entre mulheres e homens podem ter sobre as políticas públicas. Fruto de uma parceria entre a Procuradoria da Mulher da Câmara e o Banco Mundial, o curso – que será realizado no período de 22 de abril a 30 de maio – tem como público-alvo o corpo técnico e político dos legislativos federal, estadual e municipal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, pelo link www.camara.leg.br/ead. O conteúdo do curso será viabilizado por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim) da Universidade Federal da Bahia. Os módulos – em um total de 50 horas-aula – preveem discussões de temas como "Gênero, cultura e desigualdade"; "Transversalização de gênero"; e "gênero dentro do contexto de educação, família, mercado de trabalho e política".

Após a realização de aula inaugural na Câmara, em 26 de março, o curso começou a ser disponibilizado em diferentes estados. Na segunda, 7/4, houve o lançamento na Assembleia Legislativa do Pará.

Saiba mais:

http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/noticias-institucionais/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-curso-genero-e-atuacao-legislativa201d

 

Inscrições:

http://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/?p=701

Vereadores de Espera Feliz visitam o Projeto Jovem Senador

Com informações da Coordenação de Relações Públicas

O Projeto Jovem Senador, representado pela diretora da Coordenação de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, e da coordenadora de Eventos, Márcia Yamaguti, recebeu no último dia 1º de abril, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz-MG, Gilmar Augusto de Oliveira, e os vereadores Eluízio Bilheiro Ferreira e Altamiro Nogueira Neves.

Os representantes do município mineiro queriam conhecer pessoalmente o Programa Senado Jovem Brasileiro e os dois projetos nele inseridos: o Concurso de Redação do Senado Federal e o Projeto Jovem Senador, além de se familiarizarem com seus aspectos operacionais.

O município de Espera Feliz, no Estado de Minas Gerais, realiza anualmente um projeto semelhante intitulado Jovem Vereador que conta com a participação de três escolas municipais que selecionam, cada uma, 11 estudantes para atuarem como "jovens vereadores". A cada edição é eleito um tema e neste ano será “A melhor idade”.

O Jovem Vereador é realizado em parceria com universidades e os alunos selecionados também atuam em outro projeto de educação política, chamado Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa do Estado com a PUC de Minas. Nesse projeto, alunos do curso de Direito são treinados para atuarem como monitores, permitindo que os jovens possam apresentar propostas de lei. Em 2013, o Parlamento Jovem envolveu mais de 800 estudantes de nível médio e 100 monitores.

O programa já conseguiu permitir que três leis surgidas e desenvolvidas naquele ambiente fossem aprovadas. Para Márcia Yamaguti, o momento representou uma troca de experiências importante, pois as duas iniciativas convergem para um objetivo: promover a educação política dos jovens e incentivar a participação cidadã”.

Ainda este ano, o presidente Gilmar de Oliveira pretende trazer para Brasília três dos jovens vereadores da edição de 2014 para conhecerem o trabalho dos jovens senadores, na qualidade de ouvintes. Segundo Andréa Valente, “são ações voltadas para a prática e a reflexão política que permitem ao jovem compreender a real dimensão da democracia e o valor da sua participação ativa”.

Sobre o Jovem Senador

Em breve, mais de 18 mil kits serão distribuídos para todas as escolas públicas estaduais de ensino médio do país e o Projeto espera contar com a mobilização de mais de 213 mil jovens estudantes superando o número de 77 mil redações inscritas em 2013.

 

 

 

 

Projeto Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal

Araras quer reativar parceria com o Programa Interlegis

Presidente da Câmara também fez convite para evento em maio

O presidente da Câmara Municipal de Araras (SP), Breno Zanoni Cortella, esteve nesta terça-feira, 08/04, com o Coordenador de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, Armando Cerchi Nascimento, para reativar a parceria entre as duas instituições.

A Câmara de Araras já tem convênio com o Interlegis e integra o Projeto de Modernização Legislativa, porém, segundo o vereador Cortella, as atividades em conjunto estavam dispersas. “Como vamos inaugurar a Escola Legislativa Ararense, não podemos deixar de aproveitar a vasta experiência do Interlegis”, disse o presidente da Câmara.

Breno Cortella aproveitou para convidar representantes do Interlegis para participarem de atividades que a Câmara vai promover em maio, a respeito de movimentos sociais. Armando Nascimento ficou de analisar a possibilidade ao mesmo tempo em que colocou os técnicos do Programa à disposição da Câmara de Araras.

Presidente da Câmara de Guaíra busca Interlegis para parceria

Interesse surgiu a partir do acompanhamento de notícias no Portal

O presidente da Câmara Municipal de Guaíra, no Paraná, Almir Bueno veio nesta quarta-feira, 9/4, à sede do ILB para conhecer o Programa Interlegis. O presidente relatou que ouviu sobre o Programa pela primeira vez, em uma visita feita ao município  vizinho de Toledo. Ele explicou que naquela oportunidade foi apresentado aos sitse da Câmara e também do Interlegis. Desde então, o presidente contou que acompanha diariamente notícias sobre o Programa.

Almir falou que veio à Brasília para conhecer os trâmites necessários para tornar-se parceiro e falou do seu interesse em, futuramente, participar de ações desenvolvidas em conjunto com o ILB. Ele foi recebido pela chefe de serviço de Planejamento e Projetos Especiais, Patrícia Boureau.

O Portal do Interlegis e o facebook são atualizados diariamente com notícias sobre visitas de vereadores e servidores de câmaras e assembleias, eventos organizados pelo Programa e oficinas de capacitação, entre outros. E são uma maneira de aproximar câmaras distantes, tanto em estrutura quanto em localização, além de demonstrar que qualquer casa legislativa pode se beneficiar dessa parceria com o Interlegis, cuja principal função é colaborar para a modernização e integração do Legislativo.

Com representantes de 11 câmaras, Campinas inaugura Escola do Legislativo

Para gerir bem, o caminho é o da qualificação, diz Hélder Rebouças, diretor-geral do Senado

As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas:

Com a presença de representantes de 11 câmaras municipais da região, a Câmara de Vereadores inaugurou nesta quarta-feira (09/04) a “Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp)”. Desenvolvida em parceria com o Senado Federal - por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – a Elecamp terá como missão oferecer cursos de capacitação e qualificação a servidores do legislativo. 

“ Teremos aqui, cursos e oficinas de capacitação técnica para atender demandas internas como as que tratam do Regimento Interno da Casa, ou a Lei Orgânica do Município, mas não só isso. A Elecamp vai oferecer cursos sobre Lei Responsabilidade Fiscal, Orçamento Público, legislação urbanística, elaboração, gestão e fiscalização de contratos administrativos e inúmeros outros assuntos que afetam diretamente o processo legislativo”, explicou o presidente da Câmara, vereador Campos Filho.

 

A escola começou a funcionar hoje mesmo – com os cursos de Cerimonial e Redação Legislativa, ministrados pelos servidores do Programa Interlegis, Francisco Etelvino Biondo e Luís Fernando Pires Machado, respectivamente.

 

O presidente da Associação Brasileira do Legislativo e Contas – ABEL, Florian Augusto Coutinho Madruga disse que o aumento no número de escolas como esta mostra que os gestores das câmaras municipais e assembleias legislativas estão cada dia mais preocupados com a qualificação do servidor.

“Até 2003, nós tínhamos apenas quatro escolas funcionando no país. Hoje somos 104. Esta de Campinas a escola de número 104”, disse ele. “Mas nossa meta é chegar a 5.654 escolas, que é o número de câmaras municipais existentes no país”, afirmou.

Helder Rebouças

O diretor geral do Senado Federal, Antônio Hélder Rebouças disse que o legislativo tem o dever de responder com eficiência às demandas da sociedade. E, segundo ele, só se consegue isso, fazendo uma gestão eficiente dos recursos previstos no orçamento. “E, para gerir bem, não há outro caminho, senão o da qualificação”, afirmou.

“Acreditamos firmemente que a escola vai preparar melhor o servidor. Com isso, vai não apenas ampliar os índices de acertos dos gabinetes como também fortalecer o mandato do vereador”, disse o presidente da Câmara.

“Tenho plena convicção que os cursos vão provocar um salto de qualidade no serviço que a Câmara presta hoje à população de Campinas e esta é, no final das contas, a própria razão de ser do legislativo”, acrescentou.

O presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias (PT) disse que vai propor convênio para que os funcionários da Câmara de Valinhos possam frequentar os cursos oferecidos pela Elecamp. “Nós também queríamos fazer uma escola, mas como estamos muito perto de Campinas, quero fazer um acordo e utilizar essa grande estrutura da Escola de Campinas”, disse ele.

Objetivos da Escola

A Elecamp vai oferecer cursos presenciais, a distancia e por videoconferência, que serão realizados no prédio anexo à biblioteca e também no Plenarinho. Os cursos serão abertos a todos os servidores do legislativo – inclusive de outras câmaras municipais, sejam elas da região metropolitana ou não.

Os cursos serão gratuitos e não vão gerar custos para a Câmara, já que os professores integram o Programa Interlegis – uma parceria do Instituto Legislativo Brasileiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e que é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo em todo o mundo.

Para oferecimento de cursos, a escola poderá firmar convênios também com órgãos como o Tribunal de Contas e Ministério Público ou instituições como universidades públicas, como explica a servidora Kátia Marchese, a responsável pelo programa de modernização da Câmara de Campinas.

A solenidade de inauguração da Elecamp contou ainda com as presenças de representantes da secção Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil, de diretores da Escola Mackenzie e de presidentes e vereadores de câmaras dos municípios de Americana, Itatiba, Indaiatuba, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Paulínia, Sumaré, Taubaté. Monte Mor e Valinhos.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

 

Juazeiro do Norte (CE) quer cursos e oficinas do Interlegis/ILB

Câmara pode se tornar polo multiplicador na região do Cariri

O vereador Adauto Araújo, de Juazeiro do Norte, quer reativar a parceria com o Programa Interlegis para a realização de cursos, oficinas e palestras. Ele esteve na manhã desta terça-feira, 22/04, com o coordenador de Planejamento e Fomento do Interlegis/ILB, Armando Nascimento, além do técnico do Programa, Janary Nunes.

Adauto Araújo trouxe ofício em que o presidente da Câmara, Antônio Vieira Neto, solicita a disponibilização de “profissionais para ministrar cursos, palestras e seminários, como parte do Projeto de Modernização Legislativa”.  A Câmara gostaria ainda de receber oficinas sobre cerimonial, revisão de Regimento Interno e Lei Orgânica e organização de arquivo, entre outros treinamentos para servidores e parlamentares.

Por ser uma das principais cidades da região do Cariri, Adauto Araújo acredita que a cidade pode se tornar um polo multiplicador dos produtos e serviços oferecidos pelo Programa Interlegis. Segundo ele, uma oficina a ser realizada em Juazeiro certamente contaria com a adesão de várias Câmaras da região.

Armando Nascimento falou sobre algumas mudanças que estão ocorrendo dentro da instituição, da realidade atual de contenção de despesas do Senado, mas também do desejo em implementar a parceria para a modernização da Câmara.

Estado do Amapá é representado em visita ao Interlegis

 

As vereadoras Edna Auzier, da Câmara Municipal de Macapá e Aline Gurgel, presidente da União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (Uveap) , acompanhadas da presidente da Associação dos Municípios do Estado (Ameap), Euricélia Cardoso, estiveram na manhã desta quinta-feira, 24/4, na sede do Interlegis a fim de entregar ofício solicitando parceria com o Programa.

O documento, assinado pela presidente da Uveap, demonstrou o interesse do Estado, uma vez que 14 das 16 câmaras do Amapá integram a União, em realizar ações conjuntas com o Interlegis. A presidente explicou o motivo: “A grande maioria dos 166 atuais vereadores estão em seu primeiro mandato. Percebemos a grande necessidade de oferecer a eles informação sobre o seu verdadeiro papel e sabemos que podemos contar com o Interlegis no alcance deste objetivo.” Já a presidente Euricélia Cardoso destacou a necessidade de atualização dos documentos normativos das câmaras e municípios de modo geral e disse contar com o apoio do Programa e sua conhecida experiência neste assunto.

As representantes do Estado amapaense foram recebidas pelo servidor Janary Nunes e pelo coordenador de Planejamento e Fomento Armando Nascimento. Armando ressaltou a urgência de se colocar definitivamente o Estado na Internet. Ele explicou o baixo número de câmaras na região com portal em funcionamento e explicou as facilidades e vantagens do Portal Modelo. A presidente da Uveap saiu determinada a solicitar também uma oficina sobre a ferramenta que possibilita a hospedagem dos portais legislativos das câmaras no próprio Interlegis.

Ao final elas receberam exemplares dos manuais “Funcionamento do Poder Legislativo Municipal” e “Orientações e sugestões para cerimônias de posse.” No período da tarde, o encontro marcado foi com o Diretor Nacional do Programa Interlegis, o Senador Flexa Ribeiro.

Ações do documento